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Alimentação para dormir bem

Se você sente que toda noite não importa o quanto durma, não consegue render o suficiente, se acorda varias vezes durante a noite e não consegue voltar a dormir, ou  quando o despertador toca o sono parece não ter sido o suficiente, não se preocupe isso não acontece só com você. Muitas pessoas passam por isso, mas poucas sabem que o diferencial para melhorar esses sintomas pode estar em uma alimentação saudável.

Alimentos ricos em triptofano não podem faltar em sua refeição, ele é um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, diminui a atividade do organismo e contribui para o relaxamento do corpo. É indicado também ingerir alimento ricos em serotonina. Uma alimentação errada causa desordens no metabolismo que influenciam na qualidade do sono.

É fundamental que o consumo de açúcar diário seja equilibrado, comer refeições muito pesadas ou ricas em hidratos perto da hora de dormir pode ser prejudicial para o corpo. No jantar não deve comer uma refeição muito pesada pois vai exigir que o corpo trabalhe mais para digerir aquele alimento e acaba por não descansar o suficiente, dessa forma, deve sempre optar por refeições leves ao jantar evitando um desgaste desnecessário do corpo.

O aminoácido triptofano que já foi falado aqui, age como um provocador natural do sono, atuando na produção de serotonina que é o neurotransmissor responsável pelo relaxamento. Os alimentos ricos desse aminoácido exercem um papel importante induzindo o corpo ao sono de forma mais rápida e fazendo com que o indivíduo durma bem.

A alimentação está intimamente ligada a qualidade do sono e por isso a seguir indicarei alguns alimentos saudáveis que ajudam quando o quesito é dormir bem.

Aveia

Como já dito a ingestão de alimentos com melatonina é essencial para o relaxamento do corpo, e um dos poucos cereais com melatonina é a aveia. Para potencializar o efeito desse hormônio é importante escurecer o quarto, dessa forma os níveis dele no organismo aumentam e causam o sono.

Leite

Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós quando somos crianças é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano o aminoácido que regula os níveis de serotonina do cérebro, e por isso ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar

Mel

Aumentar o açúcar no sangue pode reduzir a produção de orexina no cérebro. Orexina é um neurotransmissor que recentemente tem sido ligado à insônia. Para potencializar os efeitos que o leite morno antes de dormir pode causar, deveremos adicionar uma colher de mel. o mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita também a absorção do triptofano.

Chá de camomila

A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento

Cereja

A cereja é outra fonte de melatonina que pode ajudar a dormir bem. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.

Couve

Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia para descansar e ajudar a dormir bem.

Alface

Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco, antes de dormir.

Chocolate amargo

Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito relaxante, visto que os outros tipos possuem muito açúcar o que pode causar o efeito contrario e deixar o corpo ligado.

Grãos integrais

Se você está se sentindo um pouco inquieta antes de deitar, e não consegue pegar no sono coma um pedaço de pão ou torrada integral. Os grãos integrais incentivam a produção de insulina, o que ajuda as vias neurais a obter triptofano que é um aminoácido que funciona como um sedativo para o cérebro

Banana

A banana é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Além disso tudo elas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural para o corpo e você possa dormir bem.

Feijão

Vitaminas do complexo B têm sido muito utilizadas para tratar distúrbio do sono como a insônia e ajudar a aliviar o stress e a ansiedade. Se você está procurando uma fonte natural, tente o feijão.

BENEFICIOS DE UMA BOA NOITE DE SONO

Já mostramos como melhor a qualidade do seu sono e dormir bem, mas você deve estar se perguntando o porque dormir bem é tão importante para sua vida, e posso te apresentar alguns benefícios essenciais que o cuidado com o seu sono pode trazer para sua vida

  • Estimula o hormônio do crescimento
  • Ajuda a emagrecer
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Diminui a ansiedade e irritabilidade

O hormônio do crescimento, representado pela sigla GH é produzido na glândula hipófise, na base do crânio. O pico de produção do GH é das 9 da noite às 4 da madrugada, e obter um sono de qualidade, ajuda na produção desse hormônio. Se você não tem um sono adequado durante esse período, pode sentir uma dificuldade na fase de crescimento.

Dormir bem também ajuda no emagrecimento, pois estimula a produção do hormônio leptina, que age na saciedade durante as refeições. Com esse hormônio regulado naturalmente o indivíduo vai comer menos.

Com um sono de qualidade também recebe auxilio o sistema imunológico, poucas horas de sono atrapalham a produção de leucócitos que atuam na proteção do corpo contra infecções.

Outro grande benefício proporcionado por um bom sono é a diminuição dos sintomas de ansiedade e irritação. O relaxamento propiciado por uma noite bem dormida é conta do hormônio melatonina. Sua função é mostrar ao organismo que é noite e precisa diminuir o ritmo.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SONO

Uma boa alimentação, exercícios físicos e sono de qualidade são a base para uma melhor qualidade de vida. Os três hábitos devem ser tratados com devida importância por todos funcionam em conjunto propiciando uma melhora no bem-estar. Exercitar o corpo e comer bem pode proporcionar um sono mais profundo e revigorante e quem ganha com isso é o seu corpo. O ato de dormir faz parte do ciclo natural do ser humano, é uma questão fisiológica do corpo, que deve ser respeitada. Além dos benefícios já listados aqui que um boa noite de sono pode trazer, ela ainda previne diversas doenças psicológicas e cardiovasculares e melhora a disposição e produtividade.

Cuide sempre do seu sono e alie alimentação saudável e exercício físico e veja como a sua qualidade vida vai mudar para melhor.

 

09/10/2018|Categories: Curiosidades|


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