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Benefícios de dormir cedo

Já não é novidade que não dormir pelo tempo necessário pode trazer diversos problemas de saúde, além de aumentar o mau humor e consequências que podem durar a vida toda, portanto uma boa noite de sono garante vários pontos positivos à saúde e uma das melhores maneiras de garantir o sono correto é criando o hábito de dormir cedo.

Aqueles que conseguem criar uma rotina para melhorar o sono descobrem que são inúmeros os benefícios de dormir cedo, pois propicia uma vida mais longa, feliz e saudável. O sono é muito mais importante do que muitos acreditam, por isso deve ser suficiente e de boa qualidade e durante a noite, onde o corpo consegue repor suas energias da melhor forma, diminuindo incidência de depressão, mau humor, cansaço, previne doenças vasculares, ajuda na perda de peso e diversos sintomas causados pela deficiência do sono.

Claro que cada pessoa tem uma rotina diferente da outra e não se pode impor um horário específico para dormir, mas é preciso criar um espaço maior na agenda para se dedicar a essa parte tão importante do dia a dia, portanto é muito importante que cada um conheça o próprio corpo e tenha uma rotina de sono adequada para que o organismo não fique desequilibrado.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE DORMIR CEDO

  • Aumenta a positividade;
  • Melhora a memória;
  • Diminui o estresse;
  • Diminui a ansiedade;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Diminui as olheiras;
  • Ajuda na renovação da pele.

E não pense que são apenas estes os benefícios de dormir cedo, quando consegue criar este hábito, você consegue fazer com que seu dia seja bem mais produtivo, pois o sono tem uma qualidade melhor garantindo que o corpo descanse pelo tempo necessário, assim, você acorda com mais disposição e consegue cumprir todas as tarefas do dia a dia sem estressar com a rotina.

Quando a pessoa consegue dormir cedo, e fazer com que o sono tenha qualidade necessária, ela ajuda até mesmo em seu peso, estudos comprovam que, geralmente, quem dorme mais tarde está acima do peso, pois quanto menor a energia que o corpo possui durante o dia, mais difícil são as escolhas saudáveis dentre a alimentação e na prática de exercícios físicos.

Sabe aquela história de “sono da beleza”? Não pense que é apenas uma frase qualquer, um bom sono garante com que sua pele e sua aparência fique muito melhor, começando por não estar com aquela cara de cansaço e de noite mal dormida, por isso quando você consegue dormir cedo e garantir mais horinhas de sono, sua pele e seu visual também ficam agradecidos com sua atitude.

Além de doenças como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras, dormir cedo pode prevenir até mesmo das doenças que aparecem no inverno, como gripes e resfriados, pois uma boa noite de sono faz com que seu organismo gere melhorias e mantenha o corpo saudável, deixando o sistema imunológico mais forte e preparado para se proteger de doenças que aparecem bastante durante o inverno e, além disso, pessoas que já estão doentes, quando dormem cedo, ajudam o corpo a se recuperar com mais rapidez.

Existem diversos benefícios de dormir cedo, poderia listar vários para te convencer, mas ainda assim faltaria espaço para listar todos. O importante é que você saiba que quando se dorme cedo o seu corpo garante mais horas de sono e consegue completar o tempo necessário para o ciclo correto de repouso, fazendo com que seu organismo fique muito mais saudável e disposto para o dia a dia, por isso é tão necessário criar o hábito de dormir cedo.

A missão de dormir cedo não é tão fácil quanto parece, nos dias agitados em que vivemos lotados de trabalho, compromissos e distrações como celular, televisão, computador, o hábito de dormir está cada vez menor, principalmente quando precisa dormir cedo, por isso aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a criar este hábito e melhorar a sua rotina do sono.

PROGRAME UM ALARME PARA DORMIR

Descubra qual o horário ideal para você dormir, assim você poderá criar um alarme para que não ultrapasse do seu horário de repouso. Hoje já existem alguns aplicativos de celular que te informam o horário exato de dormir, assim você pode fazer com que sua rotina do sono funcione da melhor maneira.

CRIE UMA ROTINA PARA DORMIR

Você se lembra de quando era criança e antes de dormir você tinha a rotina de tomar banho, jantar, ouvir uma historinha, apagar as luzes até dormir? Não pense que é apenas coisa de criança, para te ajudar a dormir cedo você pode criar rotinas para antes de dormir, um banho relaxante, ler um livro, colocar seu pijama, usar uma iluminação indireta, de intensidade menos e atitudes que, de acordo com especialistas, ajudam a deixar o corpo mais calmo fazendo com que possa adiantar o sono.

DESLIGUE OS ELETRÕNICOS

Celular, computador, tablet, televisão emitem luz diretamente aos olhos e isso pode criar uma estimulação cerebral que prejudica no sono, fazendo com que a ideia de dormir cedo não saia como esperado. Por isso, quando for a hora de dormir tente desligar esses aparelhos ou mantê-los mais distantes para não cair na tentação de usá-los. Atitudes como essas te ajudam a dormir cedo e garantir um sono melhor.

Estas dicas são as mais básicas que te ajudam a iniciar um novo hábito e conhecer os benefícios de dormir cedo, mas você deve conhecer o seu organismo e como ele se comporta frente às mudanças de hábitos. Claro que você atingirá os benefícios com o tempo, mas cada pessoa deve lidar com o corpo da forma que conseguir alguns de forma mais lenta e outros não. Mas comece sempre devagar, comece acordando alguns minutos mais cedo e aumentando esse número gradualmente, mesmo que não durma, comece indo para cama em horários mais cedo também, além disso, crie o hábito de praticar alguma atividade física durante o dia, isso faz com que seu corpo canse o suficiente para dormir cedo e ter um sono melhor.

Agora que já conhece alguns dos benefícios de dormir cedo, não deixe de praticar e criar esse novo hábito em sua rotina. Também não deixe compartilhar suas experiências e contar outros benefícios de dormir cedo que pode perceber no seu dia a dia.

09/10/2018|Categories: Curiosidades|


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