> > Benefícios de dormir do lado esquerdo

Benefícios de dormir do lado esquerdo

Não é uma novidade o fato de que o sono é uma necessidade fisiológica de extrema importância para manter o corpo saudável. Porém, atualmente, as pessoas não dão a devida importância ao sono e, por isso, não sabem que a posição para dormir é algo fundamental para a saúde e para o bem-estar físico e mental. Por conta disso, a posição enquanto dorme é tão importante quanto o tempo de sono que se tem.

Estudos e pesquisas comprovaram que aqueles que dormem virados do lado esquerdo do corpo dormem melhor e tem um sono mais saudável do que aqueles que dormem do lado direito do corpo.

Para que você descubra mais sobre dormir do lado esquerdo, neste artigo você vai encontrar 5 benefícios de dormir do lado esquerdo.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE DORMIR DO LADO ESQUERDO

Apesar de existirem vários benefícios de dormir do lado esquerdo, vamos listar os principais, para que você conheça e adquira este hábito.

AUXILIA NA DIGESTÃO

Quando se deita do lado esquerdo do corpo, os resíduos de alimentos se movem com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando a eliminação das fezes pela manhã. Além disso, o organismo cria enzimas pancreáticas e auxilia no processo digestivo.

DIMINUI A AZIA E O REFLUXO

O estômago encontra-se mais para o lado esquerdo do corpo, ao se deitar desse lado, impede que o ácido estomacal volte para o esôfago e, assim, gera o alívio de azia e refluxo. Portanto, quando se sentir nessas condições, evite deitar virado para o lado direito, pois tende a piorar os sintomas.

ELIMINA AS TOXINAS DO ORGANISMO

Outro benefício de dormir do lado esquerdo do corpo é que o seu sistema linfático trabalha de forma mais eficaz, promovendo, portanto, a desintoxicação do organismo. E não é só isso, também ajuda a melhorar a circulação do sangue para o coração, estimula a digestão e ajuda no fluxo da bílis.

MELHORA A CIRCULAÇÃO DE SANGUE

Nessa posição a circulação sanguínea melhora de forma significativa. A pressão arterial diminui, pelo fato da gravidade ajudar a circulação através da artéria aorta. E vale lembrar que a maior parte do coração está localizada do lado esquerdo do corpo.

ALIVIA DORES NAS COSTAS

O último benefício de dormir do lado esquerdo é que, nessa posição, há um alivio do peso sobre a espinha dorsal e, consequentemente, alivia as dores nas costas, principalmente as dores crônicas.

DORMIR DO LADO ESQUERDO É BOM PARA TODOS?

Nem todos podem desfrutar dos benefícios de dormir do lado esquerdo, portanto se você tem problemas cardíacos ou já teve acidente vascular cerebral, é ideal dormir do lado direito do corpo, pois assim reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial. Já do lado esquerdo, neste caso, poderia ter um efeito negativo sobre o sistema nervoso que se encarrega dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea normais.

DORMIR SOBRE O LADO ESQUERDO DURANTE A GRAVIDEZ

A grávida também pode aproveitar dos benefícios de dormir do lado esquerdo, principalmente por ser muito bom para a circulação. Essa posição faz com que o útero não cause muita pressão sobre o fígado, assim, melhora o fluxo sanguíneo para o útero e rins e alivia o peso nas costas principalmente para quem sente dor.

Nessa posição a grávida se sente mais confortável, pois não comprime a veia cava, ao contrário do lado direito e de barriga para cima, que normalmente gera falta de ar, sudorese e enjoo.

BENEFÍCIOS DO SONO

Os benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo são muitos e, além destes, você pode alcançar muitos outros pontos positivos para sua saúde física e mental mantendo um sono de qualidade. Alguns dos benefícios do sono são:

  • ESTIMULA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Esse benefício atinge todas as idades. O hormônio do crescimento, GH, é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Pois, quando criança o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, já quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce.

  • MANTÉM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Um sono de má qualidade pode gerar problemas na saúde do coração, como pressão alta e ataques cardíacos. Por isso, devemos dormir bem para prevenir que doenças como essa atinjam a nossa saúde. Quando se dorme mal, os hormônios do estresse podem aumentar de forma irregular, e isso faz com que o coração trabalhe mais que o normal. Por isso, quando se dorme bem e deixa com que o corpo trabalhe de forma regular, você está se prevenindo de doenças futuras e de longo prazo.

  • FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite o corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois quando dormimos, o corpo tem mais tempo para trabalhar e fazer com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória.

  • MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem te ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, dessa forma, você consegue ser mais produtivo e aprender as coisas com mais facilidade.

  • AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira e um desses hormônios é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem nível equilibrado de grelina sente-se fome em momentos corretos, conseguindo se alimentar na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, que traz sensação de saciedade e, quando produzido da maneira correta, a saciedade ocorre de forma melhor, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

COMO DORMIR DO LADO ESQUERDO

Agora que você conhece vários benefícios advindos de um sono de boa qualidade e aprendeu sobre os benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo, saiba como criar o hábito de dormir para esse lado e, assim, ter uma noite melhor de sono, para alcançar melhorias para sua saúde e para o bem estar.

Se você tem o costume de dormir em outra posição, pode demorar um pouco para se acostumar. Veja algumas dicas:

  • Uma ótima dica é manter uma luz acesa do lado direito, pois, naturalmente, seu corpo vai querer se afastar da luz, enquanto dorme;
  • Experimente virar-se para o lado esquerdo, e pressione um travesseiro contra suas costas. Isso vai impedir que você vire para o outro lado durante a noite;
  • Você pode também tentar mudar o lado da cama que você dorme. Com isso fica mais fácil de adaptar ao novo hábito.

São pequenas alterações na hora de dormir que podem fazer grandes diferenças, alem de proporcionar melhora na qualidade do sono e na sua saúde, faça o teste e desfrute de todos os benefícios que o sono pode te dar.

 

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


Posts relacionados

Narcolepsia

Muitas pessoas podem apresentar diagnóstico de diversos distúrbios do sono. E tais distúrbios causam prejuízos na qualidade do sono e podem trazer grandes riscos e problemas para a saúde física...

Sono e saúde

Quando o assunto é qualidade de vida os pontos mais importantes que vem a mente são: boa alimentação, saúde mental e prática de exercícios físicos. Porém, levar em consideração apenas...

Benefícios do cochilo

Provavelmente você já ouviu, ou vai ouvir, alguém dizer que cochilar a tarde pode atrapalhar sua noite de sono, mas não pense que essa pessoa tem toda razão, pois cochilar...

Quer conhecer mais sobre a tecnologia da Sono Quality, que proporciona mais saúde e qualidade de vida? Então, agende uma visita com um de nossos especialistas.

Quer ter uma história de sucesso?

Seja um representante Sonoquality