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Como evitar pesadelos

Na hora do sono o que todos querem é dormir bem e acordar com total disposição e descansado para o próximo dia. Porém, nem todo mundo consegue ter uma noite de sono de qualidade pois sofrem com os sonhos ruins e não sabem como evitar os pesadelos. Ter pesadelo é algo comum, mas não de forma recorrente, quando se torna algo frequente é ideal procurar a razão.

Neste artigo você vai aprender como evitar os pesadelos e o porquê eles acontecem.

DIFERENÇA ENTRE SONHOS E PESADELOS

Enquanto dorme, o sono passa por duas fases, a primeira é conhecida como sono de ondas lentas e a segunda é a fase que chama de fase REM, que, traduzido, chama movimento rápido dos olhos.

Os sonhos são as cargas de emoções que ficam armazenadas no inconsciente, assim, eles projetam imagens e sons que causam medo, angústia, ansiedade, tornado o sonho em pesadelo. Tanto o sonho quanto o pesadelo costuma acontecer durante o sono REM, mas nada impede que acontecem nas fases de ondas lentas, porém, nestes casos, são chamados de terror noturno.

A fase de sono REM dura, em média, meia hora e pode ser repetida até seis vezes durante o sono, ou seja, a cada vez que a fase REM acontece, o sonho pode acontecer também.

Nós conseguimos nos lembrar dos sonhos caso ele se finalize e a pessoa acorde, por isso, é comum que a pessoa se lembre apenas do seu último sonho da noite. Os pesadelos são lembrados mais facilmente pois, por ter uma grande carga emocional, a pessoa acorda assim que o pesadelo termina, com isso, ela se lembra do pesadelo.

CAUSAS

Algumas pessoas acreditam que os pesadelos são coisas de crianças, de fato são mais comuns em criança de quatro a doze anos, mas os adultos também podem ter pesadelos, de forma esporádica.

Existem muitas causas para que a pessoa tenha um pesadelo e a melhor forma de conseguir evitar pesadelos é descobrindo o que causa o seu pesadelo.

CONFLITOS INTERNOS

Como já foi dito, os sonhos e pesadelos pode ser um reflexo de uma situação não solucionada no dia a dia, tais conflitos podem gerar pesadelos recorrentes, como quedas, atrasos para compromissos, mortes e vários outros tipos de sonhos ruins.

Portanto, nestes casos, o pesadelo pode ser uma mensagem do inconsciente e é importante entender se existe alguma ligação com algum problema do dia a dia, por isso, se consegue solucionar o problema pode evitar pesadelos futuros.

ESTRESSE E ANSIEDADE

O estresse e a ansiedade também podem provocar pesadelos. Portanto, se você estiver em uma época da sua vida em que sua saúde mental, de forma geral, não está bem, sonhos ruins podem aparecer.

TRAUMAS

Passar por um trauma e sair sem cicatrizes emocionais é bem difícil. Por isso, muitas pessoas que passam por situações como assaltos, mortes de entes queridos, acidentes, agressões físicas ou verbais, costumam ter sonhos que, de alguma forma, estão ligados ao fato.

Essa é a forma que o cérebro usa para avisar que é preciso passar pelo trauma novamente em sonho até superar o medo.

DESCONFORTOS FÍSICOS OU PROBLEMAS DE SAÚDE

Comer demais antes de dormir pode causar um desconforto por conta da dificuldade da digestão. Essa sensação acaba sendo transportada para os sonhos, já que o cérebro continua ativo, mesmo nesse período.

O mesmo vale para problemas como a apneia, que podem causar a sensação de falta de ar no sonho, já que o estímulo externo é captado e transportado para ele, impedindo que a pessoa durma melhor.

MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos, como os remédios para pressão, antidepressivos e medicações usadas para tratar o mal de Parkinson, aumentam a probabilidade de ocorrer pesadelos.

A suspensão de medicamentos também pode causá-los. Portanto, é importante conversar com seu médico sobre o que está ocorrendo.

FATORES EXTERNOS

Os barulhos de carros na rua, do ar condicionado em casa, ou outros ruídos, também podem causar alterações nos sonhos.

Como o corpo continua em funcionamento, o barulho é percebido e levado para o inconsciente e pode interferir diretamente nos sonhos, transformando-os em pesadelos.

SAIBA COMO EVITAR OS PESADELOS

Embora os pesadelos esporádicos possam até ser bons para ajudar a resolver questões e superar medos, quando eles são recorrentes podem atrapalhar, fazendo com que a pessoa acorde cansada e estressada com frequência.

Assim como as causas são diversas, os tratamentos também o são. Primeiro, é preciso que um médico avalie se há algum problema físico ou emocional. Depois, o profissional de saúde vai encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

Porém, enquanto o problema não é solucionado, algumas atitudes podem ajudá-lo a evitar pesadelos e a ter mais noites tranquilas.

  • Prepare um bom ambiente

Preparar o local em que você irá dormir faz toda a diferença. Deixe o ambiente ventilado, coloque roupas leves, travesseiros adequados para o seu biótipo e para sua postura, além de uma iluminação adequada e uma cama com um colchão confortável.

O ideal é que o ambiente seja escuro e silencioso, pois a luz interrompe a produção de hormônios como o cortisol e a melatonina, fazendo com que você ainda se sinta cansado ao acordar.

  • Estabeleça uma rotina

É preciso ter um horário certo para acordar e para dormir, além de evitar tomar bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e chá mate, seis horas antes de deitar. Com relação à alimentação, é preciso se programar para comer três horas antes de dormir e evitar alimentos picantes e gordurosos, pois eles dificultam a digestão e podem causar pesadelos.

  • Expresse os seus sentimentos

Reprimir pensamentos faz com que você tenha pesadelos relacionados a eles. Para evitar que isso ocorra, você pode escrever um diário, conversar com um amigo, um parente ou fazer terapia. O importante é se expressar e não guardar tudo com você.

  • Use a tecnologia como aliada

Atualmente, temos à disposição uma ferramenta capaz de nos ajudar de diversas formas: a tecnologia. Por meio do smartphone, você pode organizar sua agenda, contar as calorias que ingere e ainda controlar melhor o seu sono. Um exemplo é o Relax Melodies, que mistura elementos musicais com sons da natureza. Esses sons podem proporcionar uma sensação maior de relaxamento e induzir a um sonho bom. Ele é gratuito e está disponível para Android, Iphone e Windows Phone. Outra opção para evitar os pesadelos é o Sleep Better, que calcula o momento que seu sono estará leve, para então acordá-lo. Ele ainda tem uma função que possibilita o monitoramento dos sonhos, além da classificação nas categorias: neutro, bom e pesadelo. Ele também é gratuito e está disponível para Android e iOS.

  • Beba chá

A ingestão de bebidas quentes como o chás, sem cafeína, claro, e infusões podem te ajudar a dormir melhor e ter bons sonhos. As melhores opções são os chás de camomila e de lavanda.

  • Pratique atividades físicas

As atividades físicas liberam substâncias no organismo que proporcionam a sensação de relaxamento e satisfação. Portanto, essa também é uma solução para quem quer dormir bem e se pergunta como evitar os pesadelos.

BENEFÍCIOS DO SONO

Dormir bem é essencial e pode trazer muitos benefícios a saúde, por isso deve cuidar para evitar os pesadelos e conseguir tranquilidade para dormir e acordar disposto para do dia seguinte, mas saiba que o sono tem vários benefícios além de acordar disposto, como:

  • Estimula o hormônio do crescimento
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Melhora o aprendizado
  • Ajuda no controle de peso
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.
10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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