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Como incentivar seu filho a dormir

Quem tem filho sabe que o ideal para a criança na hora de dormir é um banho relaxante, contar uma história, amamentar ou levar para ele um leitinho na cama. Ou seja, tudo voltado para que ele sinta sono e durma. Mas, ainda assim pode acontecer da criança continuar agitada e não dormir tão fácil como deveria. Neste artigo você vai descobrir maneiras de incentivar seu filho a dormir e ter um sono de qualidade.

Atualmente, as crianças exercem muitas atividades fora e dentro de casa, quando em casa, elas estão sempre assistindo TV, brincando, com tablets e demais atividades que os deixam mais agitados. Por isso, é importante diminuir o ritmo aos poucos até a hora de dormir. Uma coisa que todos devem saber é que dormir é um ato onde todo o dia do seu filho é refletido ali, por conta disso, quanto mais agitado o dia, mais agitado estará na hora de descansar.

O SONO DA CRIANÇA

Da mesma forma que os adultos precisam de um sono de qualidade para acordar melhor no dia seguinte, as crianças também precisam desfrutar de um bom sono para crescer com saúde. Estudos comprovam que, o sono que é durante o sono que as crianças conseguem guardar tudo que aprenderam durante o dia e, assim, desenvolvem sua capacidade mental.

Por conta disso, é preciso dar bastante atenção ao sono da criança e incentivar seu filho a dormir, para que ela possa descansar da forma correta. Mas não é tão fácil quanto parece e, para isso, existem algumas mudanças na rotina que podem ajudar a melhorar o sono das crianças. Como:

PRATICAR ESPORTE

A prática de esportes e atividades físicas podem ajudar muito, pois assim o corpo vai ficar cansado e dormir melhor, além de melhorar a saúde. Mas lembre-se que a atividade física não deve ser feita, principalmente, a noite, pois pode deixar o corpo agitado quando terminar os exercícios.

ALIMENTAÇÃO

Durante a noite é importante cuidar da alimentação, comidas gordurosas e pesadas, fazem com que o corpo gaste mais energia para digerir e, assim, deixa aquela sensação de peso, principalmente em crianças. E, assim, prejudica a hora do sono.

CRIAR AMBIENTE RELAXANTE

As crianças, normalmente, querem brincar o máximo possível e, com isso, resistem ao máximo para dormir. Por isso, para incentivar seu filho a dormir, você deve criar um ambiente que relaxe e leve ao sono, por isso, tente ler histórias, assistir um filme, deixe a luz baixa, adquira um colchão ideal para a criança e uma cama que não faça barulhos.

BENEFÍCIOS DO SONO PARA A CRIANÇA

O sono, quando de boa qualidade, traz inúmeros benefícios para saúde física e mental. Quando criança, é muito importante que durma bem para acordar disposto no outro dia e para que, durante o sono, os hormônios possam trabalhar da forma correta para garantir um bom crescimento para a criança.

Alguns benefícios são:

  • Produção de melatonina;
  • Armazenamento do aprendizado;
  • Desenvolvimento intelectual;
  • Liberação do hormônio do crescimento;

Uma das coisas mais importantes do sono é reconhecer que apenas este preparo já consegue produzir a melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Se você quer melhorar a qualidade do sono e incentivar seu filho a dormir, você deve ficar atento a produção da melatonina. As crianças necessitam do descanso mental, tal descanso leva a fase REM, que, na fase infantil, é a fase que desenvolve o cérebro e assim a mente consegue guardar as experiências, lembranças e habilidades.

Outra forma de incentivar seu filho a dormir é deixá-lo seguro, mas a segurança depende de como ele se sente com a presença dos pais, assim você pode cantar músicas relaxantes, histórias, dar colo, dar carinho e deixar seu filho sentido segurança para desfrutar do sono.

Portanto, criar um ambiente calmo ajuda muito a criança a pegar no sono, comece diminuindo a iluminação no quarto, na hora do banho, até mesmo para brincar antes de dormir, a baixa iluminação relaxa a criança e, unindo ao carinho e segurança, assim melhora a qualidade do sono, a produção de melatonina e o alcance do sono REM.

O QUE EVITAR

Para incentivar seu filho a dormir e dar a qualidade do sono que ele precisa, é ideal que evite algumas atitudes na hora de levá-lo para cama.

ATRASAR O SONO

Muitos pais pensam que atrasar a hora de dormir vai garantir que a criança vá para a cama com muito sono, mas isso não é certo, pois assim, cria um cansaço apenas físico, mas a mente continua ligada e não ajuda em nada, pois o cansaço mental faz com que a criança possa despertar durante a noite.

Acontece que atrasando o sono, o corpo fica com muita carga de cortisol e não deixa que a criança consiga ter um sono consciente, por conta disso, ao invés de atrasar o sono, incentive seu filho a dormir com rituais do sono que o fará dormir mais cedo e ter um sono de boa qualidade.

COMO CRIAR O RITUAL DO SONO

Algumas dicas que ajudam a incentivar seu filho a dormir são:

  • Elimine distrações

Na hora de ir para cama é ideal que desligue as televisões, computadores e qualquer outro eletrônico do quarto do seu filho, assim é mais fácil de criar um ambiente que o leve ao sono. O estímulo associado ao ato de assistir a TV ou jogar video games e a luz do computador e da tela criam empecilhos no caminho para o sono. Vale lembrar que, uma luz fraca, é aceitável para as crianças que precisam delas.

  • Estabeleça uma rotina de ir para cama 

Tomar um banho morno, colocar pijama, escovar os dentes e ler uma boa história são hábitos regulares que ajudam a deixar os pequenos mais seguros sobre o fato de estarem indo para a cama. Essa previsibilidade prepara as crianças psicologicamente e reduz a ansiedade noturna. Isso diminui os níveis de estresse e cria uma série de etapas para que a criança consiga antecipar e saiba lidar com a hora de dormir.

  • Diminua a sua presença em cena

Deixe o quarto antes do seu filho dormir para que ele não dependa da presença dos pais no ambiente. Se você permanece no quarto, não deite na cama ou interaja com ele. Mantenha distância da cama todas as noites enquanto ele cai no sono para, gradualmente, reduzir a dependência dele em você.

  • Estabeleça um senso de segurança

O pensamento de um monstro escondido debaixo da cama pode deixar o seu filho com os olhos bem arregalados em um momento em que eles deveriam estar bem fechados. Facilite a transição do acordar para dormir e acalme os medos dele com assuntos reconfortantes como animais de pelúcia, cobertores, e etc. Faça com que haja um outro foco para esse momento, tranquilizando o seu filho.

  • Seja consistente

Se o seu filho aparece na sua cama no meio da noite, acompanhe-o de volta ao seu quarto sem muita interação. Simplesmente lembre que ele precisa ficar na sua cama. É importante ser firme sobre o retorno do seu filho em sua respectiva cama toda vez que isso acontece. Se você não faz isso, ensinará que a persistência dele é o caminho certo.

  • Repare os bons comportamentos

E ignore comportamentos indesejáveis como o choro. Depois de uma boa noite de sono, deixe o seu filho escolher algum item do café da manhã ou colocar o acessório que desejar na manhã seguinte. Isso os ajuda a associar o bom comportamento a algo bom como consequência.

  • Espere para verificar se a criança dormiu

Muitos pais preferem colocar o seu filho na cama e dizem que vão voltar para checar depois. Mantenha a sua promessa, mas espere por intervalos de tempo sucessivamente mais longos. A ideia é de que ele durma durante um desses intervalos, comece com 5 a 10 minutos de espera. Se você voltar em menos de 5 minutos, ele provavelmente estará acordado. Ao te ver, dificilmente vai querer ficar no quarto sozinho.

 

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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