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Como voltar a dormir

Ninguém gosta de acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir de maneira alguma. Geralmente, as pessoas acordam algumas vezes durante o sono, mas não são prejudicadas porque voltam a dormir rapidamente.

Porém, as pessoas que normalmente acordam durante a noite, ficam cansadas e sem energia no dia seguinte, todos sabem que dormir é algo indispensável que regulam as reações do organismo e dá ao corpo o descanso que precisa para o dia seguinte. Se você tem problemas de acordar durante a noite, este artigo vai te ajudar como voltar a dormir depois de acordar no meio da noite.

DEIXE O MÍNIMO DE LUZES ACESAS

Muitas pessoas não sabem, mas a iluminação é um dos maiores empecilhos na qualidade do sono e levar a insônia. A luz branca, que é mais comum nas casas, inibe a melatonina, que é o hormônio que leva a indução do sono, pois essas luzes possuem um efeito estimulante.

A pessoa que acorda durante a noite e precisa se levantar por algum motivo, como ir ao banheiro, beber água ou algo do tipo, deve optar por usar luz vermelha e não branca, pois a luz vermelha não interfere a produção de melatonina e, consequentemente, não afeta na hora de voltar a dormir.

NÃO MEXA NO SMARTPHONE OU TABLET

Os aparelhos eletrônicos como computador, smartphone, tablet, emitem as luzes brancas ou azuis de maneira muito forte e, assim, também prejudicam a produção de melatonina e retorno ao sono. É importante ter a produção regular da melatonina, pois este hormônio consegue relaxar o corpo e diminuir os sinais vitais, fazendo com que o corpo consiga se preparar para dormir.

Se o corpo não recebe o sinal da melatonina, ele continua em alerta e agitado, assim ele diminui as chances de voltar a dormir, podendo levar à insônia. Por isso, é ideal que não mexa nos eletrônicos quando acordar no meio da noite, na realidade, o indicado é não os usar nas duas horas antes de dormir, para que, em nenhum momento, o estímulo do sono fique prejudicado.

EVITE SAIR DA CAMA E ANDAR

Outra dica que pode te ajudar a voltar a dormir é continuar deitado na posição de costume para dormir, que assim, o cérebro entende que está na hora de dormir e consegue relaxar, fazendo com que a mente diminua a velocidade e volte a dormir tranquilamente. Portanto, se a pessoa levantar durante a noite, ela ativa o cérebro e deixa o corpo ativo, demonstrando para o organismo que é hora de ficar acordado, fazendo com que a pessoa fique agitada e não consiga voltar a dormir com facilidade. Mas, se houver necessidade de levantar, use a primeira dica ou até mesmo evite acender as luzes e, ao voltar para cama, deite na posição de costume para adormecer com facilidade.

FAÇA ALGUMA ATIVIDADE RELAXANTE

Caso você acorde a noite e não consiga voltar a dormir em até 20 minutos, tente fazer alguma atividade que relaxe seu corpo e sua mente, como ouvir uma música calma ou tomar um chá, o importante é ficar afastado da tv e do celular, pois, como já foi dito, eles afastam o sono com suas luzes estimulantes.

Durante o tempo que tenta relaxar e voltar a pegar no sono você pode tentar perceber o que levou a acordar e ter a insônia, pois, dependendo do motivo, você pode tentar resolver, como barulhos, claridades, temperatura e outros.

CONTROLE A ANSIEDADE

A ansiedade e o estresse podem ser grandes empecilhos para dormir bem, geralmente, quem é muito ansioso tem maiores dificuldades para pegar no sono, já que a cama vira um lugar para pensar em vários assuntos que ainda não conseguiu solucionar, além disso, essas preocupações podem ser a causa de acordar durante a noite.

Portanto, para evitar esses acontecimentos, você deve cuidar do controle do estresse e ansiedade, podendo fazer, por exemplo, atividades físicas, para liberar endorfina, muitos optam por yoga, pilates, futebol, vôlei e espostes que liberam o hormônio que traz prazer e bem estar ao organismo. Alguns preferem optar pela meditação, que pode ser feita a qualquer momento, principalmente antes de dormir, podendo relaxar a mente e o corpo, ajudando o organismo a chegar ao sono.

EVITE ASSALTAR A GELADEIRA

Como já foi dito nos tópicos acima, quando acorda no meio da noite não é indicado andar pela casa, pois isso vai ativar seu organismo e dificultar a voltar a dormir, por isso, é bom evitar ir até a cozinha se alimentar, pois quando ingere algum alimento durante a noite o corpo tende a acordar para que faça a digestão e, consequentemente, produz diversas substâncias que auxiliam a digerir o alimento e dificultará o sono. E, outro fator que deve ficar atento para não se alimentar durante a noite, é que existem alimentos que despertam ainda mais a pessoa, com energizantes e estimulantes, deixando a pessoa agitada e com mais dificuldade para voltar a dormir.

CRIE PENSAMENTOS RELAXANTES

Contar carneirinhos pode ser uma tática válida para alguns adultos, mas costuma funcionar melhor com as crianças. Desse modo, a dica é tentar criar pensamentos relaxantes. Pode-se imaginar, por exemplo, um passeio em uma praia calma com ondas batendo na areia ou um passeio de bicicleta por paisagens coloridas.

Nesse caso, também vale pensar em tarefas monótonas, como separar e cortar cada alimento para fazer uma refeição. Tente afastar pensamentos sobre a vida ou de ações do dia seguinte, visto que essa ação pode atrapalhar o retorno ao descanso, deixando você com muito sono durante o dia.

DICAS PARA DORMIR MELHOR

Muitas vezes pode ocorrer de acordar a noite por não ter hábitos que ajudem e beneficiem o sono e, assim, você acorda e não consegue voltar a dormir com facilidade.

Portanto, tente criar um hábito para dormir melhor e não se preocupar em acordar durante  a noite e passar por problemas para voltar a dormir.

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.
10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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