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Importância do sono

Estudos revelam a importância do sono, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que mas de 70 milhões de nortes americanos são afetados pela insônia crônica ou por algum distúrbio durante o sono. Estes distúrbios juntos somam um custo anual de US$ 16 bilhões em despesas com saúde e provocam um prejuízo de US$ 50 bilhões por perda de produtividade. Já no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro do Sono, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros, ou seja, aproximadamente 40% da população brasileira esta sofrendo com algum episódio em suas diversas formas. Ainda segundo o Instituto, essa é a rotina de, pelo menos, um terço da população mundial.

Outros estudos recentes revelaram que o sono está diretamente ligado e é um fator importante na aprendizagem. Segundo a pesquisa, há uma correlação direta e positiva entre a qualidade do sono com a capacidade de aprender, memorizar e raciocinar. Os voluntários que participaram da pesquisa foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo dormiu 8 horas e o segundo grupo dormiu apenas 6 horas. Os voluntários do primeiro grupo superaram em todos os aspectos, como aprender, memorizar e raciocinar o segundo grupo.

Especialistas afirmam ainda que a quantidade inadequada de sono prejudica o nosso humor, nos levando a ser pessoas irritadas e infelizes.

PRIVAÇÃO DO SONO

A privação do sono é definida como uma condição na qual uma pessoa se encontra por não ter dormindo o suficiente. O sono é uma função essencial, biológica, e a quantidade de sono que uma pessoa precisa para cada noite depende de muitos fatores, incluindo a idade. De um modo geral os recém-nascidos precisam de 14 à 17 horas de sono e os bebês de 0-11 meses precisam de 12 a 15 horas de sono, enquanto os adolescentes precisam cerca de10 horas de sono. A maioria dos adultos deveria dormir entre 7 e 9 horas por noite e se por algum motivo, uma pessoa não esteja dormindo o suficiente, ela vai sofrer com falta de energia. Além disso, aqueles que não estão tendo um sono adequado acabam sofrendo com graves problemas de saúde.

A importância do sono é tão grande que sua falta pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Aumento do risco de acidente vascular cerebral;
  • Aumento do índice de massa corporal;
  • Maior probabilidade de obesidade devido a um aumento do apetite;
  • Aumento do risco de diabetes e problemas cardíacos;
  • Maior risco de problemas psiquiátricos (depressão, abuso de remédios etc);
  • Problemas de memória;
  • Sistema imunológico enfraquecido;
  • Menor tempo de atenção;
  • Menor tempo de reação.

Mas, para muitos, conseguir ter uma boa noite de sono não é tão simples assim, para isso foram criadas algumas regrinhas conhecidas como higiene do sono, que auxilia o corpo a entrar em uma rotina e dormir melhor.

Algumas regras da higiene do sono são:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Para garantir o bom aproveitamento do sono é ideal que crie hábitos para cuidar da qualidade do sono. É muito importante garantir um relaxamento e um ambiente agradável para dormir e ter o melhor aproveitamento do sono, assim, seguindo as ideias criadas para obter a higiene do sono e adaptando as regras ao seu dia a dia, irá ajudar em muito a elevar a qualidade do sono e ter o melhor alcance dos benefícios do sono.

BENEFÍCIOS DO SONO

A importância do sono é muito grande para todas as áreas da saúde, quando se dorme bem você atinge benefícios do sono que fazem muita diferença no seu dia a dia.

ESTIMULA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Este benefício atinge todas as idades: o hormônio do crescimento (GH) é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança, o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, já quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce. Esse hormônio tem seu ciclo enquanto dormimos a noite, por isso, é muito importante praticar a regra da higiene do sono em relação ao horário de dormir.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite ao corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e faz com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória. Assim como outros hormônios, o sistema imunológico se repõe durante a noite e, por isso, quando se pratica a higiene do sono, consegue-se dormir melhor e alcançar uma reposição imunológica satisfatória.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem lhe ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você é bem mais produtivo e aprende as coisas com mais facilidade.

Quando se pratica a higiene do sono de forma habitual, a qualidade do sono aumenta e os benefícios durante o dia são ainda mais aproveitados. Quando se dorme bem, a mente fica descansada para o dia seguinte, por isso, a concentração e o raciocínio lógico são praticados de melhor forma, beneficiando o aprendizado em tarefas diárias.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, e um desses é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem um nível equilibrado de grelina sente-se fome em momentos corretos e alimenta-se na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, que traz a sensação de saciedade quando produzido da maneira correta. A saciedade ocorre de forma correta, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

Devemos nos preocupar muito com a importância do sono e com todos os fatores que podem influenciar na qualidade dele. Até mesmo o colchão pode prejudicar o sono e fazer com que suas noites de sono não seja tranquila e benéfica a você. A escolha do colchão certo pode fazer toda a diferença e você deve ficar atento, principalmente à validade do colchão.

QUANDO TROCAR DE COLCHÃO

Existem vários fatores que podem fazer você querer trocar o seu colchão:

  • Você não está dormindo bem;
  • Está privado do sono;
  • Acorda já se sentindo cansado;
  • Sofre de falta de energia ao longo do dia;
  • Sofre com dores musculares frequentes;
  • Você ou seu parceiro(a) tem os movimentos limitados durante o sono;
  • Seu colchão não acomoda o seu corpo de forma adequada;
  • Seu colchão sofre com deformações, tem formato desigual ou está afundado;
  • Seu colchão está resgado, manchado ou sujo;
  • Entre outros fatores.
10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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