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Pilares da boa saúde: alimentação, atividade física e sono

  • Pilares da Boa saúde

Muitos já sabem que, para ter uma melhor qualidade de vida e saúde, precisamos aprender a ter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas frequentemente. Mas, poucos se lembram de que, para realmente chegar a melhor qualidade de vida, devemos aliar a boa alimentação e atividade física a uma boa noite de sono. Os pilares da boa saúde devem fazer parte da rotina diária de todos, se tornando algo indispensável quando se busca melhorar a qualidade e vida.

Quando se tem uma alimentação balanceada, essa fornece ao corpo importantes nutrientes que proporcionam um desempenho cada vez melhor nas atividades físicas, entretanto, é preciso que cada pessoa tenha um sono adequado para considerar, de fato, a evolução na qualidade de vida e saúde. Diariamente surgem situações que causam estresse e preocupações, mas, nem sempre, é perceptível as reações que elas causam no organismo, por isso, devemos nos atentar a uma boa noite de sono para que a mente descanse e fique bem no dia seguinte.

A boa combinação dos três elementos que compõe os pilares para uma boa saúde, quando realizados da maneira correta, podem trazer benefícios muito grandes para a saúde física e mental. Por isso, é muito importante se atentar a cada um com bastante cuidado, quando se tem uma boa alimentação seu corpo fica saudável e forte para praticar atividades físicas cada vez melhor, praticando exercícios físicos de maneira correta, seu sono fica mais produtivo, pois o estresse e preocupações que podem interferir no sono são diminuídos, em muito, com os hormônios liberados durante a prática de exercícios físicos, além disso, após praticar as atividades, seu corpo vai descansar melhor, fazendo com que desperte com um melhor funcionamento do organismo, te deixando disposto para se alimentar melhor no outro dia, criando um ciclo entre os pilares e fazendo com que o corpo, a mente e o organismo funcionem com excelência.

A combinação da alimentação, atividades físicas e sono de qualidade trazem benefícios como:

  • Manutenção do peso
  • Melhora a disposição do dia a dia
  • Ajuda em recuperação de doenças
  • Previne doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas
  • Alivia estresse e ansiedade
  • Melhor produção de serotonina, hormônio do bem-estar

Mas, para ficar ainda mais fácil aprender e entender como cada pilar funciona, vamos falar um pouco de cada um.

ALIMENTAÇÃO

Uma alimentação equilibrada pode trazer muitos benefícios à saúde. Quando aumenta a variedade de frutas, verduras e legumes em suas refeições faz com que seja mais fácil de sair da mesmice alimentar e faz com que seu prato seja mais colorido e, consequentemente, mais nutritivo. Comer de tudo um pouco, sem exagerar, é a melhor forma para balancear sua alimentação e ser mais saudável. Beber muito líquido e fazer pequenas refeições de três em três horas é a dica mais falada dentre os especialistas da área. Não é preciso comer até se sentir cheio, o hormônio grelina, responsável por estimular a fome, leva cerca de 30 minutos para baixar seu nível após a refeição e, por isso, a sensação de saciedade demora a chegar e faz com que se alimente mais do que deveria, uma dica que vale muito é dedicar maior tempo na alimentação, assim você mastiga devagar e a sensação de saciedade chega mais rápido. Por fim, não se faz necessário cortar 100% nenhum tipo de alimento das suas refeições, apenas comer de forma consciente, pois, com moderação até mesmo as gorduras podem exercer papéis positivos na sua alimentação. Adicionar alguns alimentos em sua refeição pode levar ao melhor equilíbrio e deixar seu prato cada vez mais saudável, como por exemplo:

  • Peixe
  • Óleos vegetais
  • Castanhas
  • Frutas
  • Vegetais
  • Nozes
  • Frango

ATIVIDADES FÍSICAS

Quanto às atividades físicas, os especialistas recomendam praticar, pelo menos, três vezes na semana por trinta minutos, mas esses números são mínimos, é ideal que se pratique cinco a seis vezes durante a semana por, em média, uma hora. Infelizmente, o sedentarismo vem sendo um dos maiores problemas da atualidade, podendo trazer problemas sérios como:

  • Doenças cardíacas
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Osteoporose
  • Hipertensão

Por isso, não se deve deixar de praticar atividades físicas regularmente, não importa o tipo de atividade, seja caminhar, subir escadas, exercícios em casa, o importante é estar sempre em movimento com o corpo, além desses também

existem os exercícios aeróbicos, como correr, nadar, pedalar, que proporcionam grandes benefícios para o corpo, há também a musculação, que é fundamental para fortalecer os músculos e melhorar o desempenho na prática de atividades físicas. Independente do exercício que pratique, o ideal é que escolha uma atividade que seja prazerosa a você e que possa praticá-la frequentemente. Lembrando que, a prática de atividades físicas colabora com uma alimentação saudável e em uma melhor qualidade do sono.

SONO

Como já foi dito várias vezes, não adianta ter a melhor alimentação do mundo e praticar diversas atividades físicas se não cuidar do seu sono. Mas, infelizmente, o sono vem sendo o ultimo da lista de preocupações da maioria das pessoas, já que nem todos conhecem o risco que se tem por dormir pouco. Independente da idade, quando se dorme pouco o aprendizado, a memória, criatividade, produtividade e estabilidade emocional podem ser bastante afetadas, quando a falta de sono chega a um nível crônico, pode aumentar problemas como obesidade, doenças cardíacas, ansiedade e disfunções sexuais.

Pode até parecer exagero que tantas coisas do nosso corpo podem ser afetadas com noites mal dormidas, mas pode acreditar, a qualidade do sono é algo que deve ser observada sempre, por isso é importante se atentar em relação a quantas horas de sono está tendo diariamente, para que, se necessário, possa mudar alguns hábitos e ter uma rotina onde seu sono receba maior atenção.

Dormir é uma das necessidades fisiológicas do corpo, além de ser o momento que ocorre a reposição das energias, é durante o sono que vários hormônios atuam para que você acorde bem no dia seguinte, como, por exemplo, o cortisol, que controla os níveis de estresse no organismo.

Não existe um número exato para as horas de sono, isso é relativo de pessoa para pessoa, deve ser levado em conta a rotina de cada um para saber quanto o corpo precisa descansar, além disso, quanto mais jovem, mais tempo de sono é exigido, pois existem mais hormônios trabalhando durante o tempo em que o corpo descansa. É muito importante separar um tempo da sua rotina e dedicar ao cuidado com o sono para, assim, melhorar a qualidade de vida.

Algumas dicas importantes para o sono são:

  • Crie uma rotina e se esforce para dormir nos horários adequados pelo menos, durante a semana;
  • Evite o contato com aparelhos eletrônicos antes de dormir, eles deixam o cérebro agitado, retardando o sono, tente ler um livro ou ouvir uma música relaxante;
  • Certifique-se que o ambiente esteja propicio ao sono, feche cortinas, apague luzes e crie um momento relaxante, dessa forma o corpo entenderá que é hora de desligar.

Comece a trabalhar nas mudanças de rotina para proporcionar ao seu corpo uma melhor qualidade com os pilares da boa saúde, unindo uma boa alimentação, com a prática de atividades físicas e um sono de qualidade. Quando começa a realizar mudanças de hábito, aos poucos vai notando a diferença e desenvolvendo uma melhora para seu organismo cada vez maior, deixando você com um corpo saudável e com mais disposição para lidar com os afazeres do dia a dia.

13/09/2018|Categories: Curiosidades, Sem categoria|


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