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Reparos durante o sono

Não pense que dormir tem apenas a função de reparar o cansaço, quando se tem uma boa noite de repouso, consegue alcançar vários benefícios do sono e ter um dia muito mais produtivo, por isso dormir bem é muito importante e cuidar da qualidade do sono é algo essencial. Conheça alguns reparos durante o sono que melhoram muito o seu organismo:

ESTIMULA O HORMONIO DO CRESCIMENTO

Esse reparo atinge todas as idades, pois o hormônio do crescimento é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce.

MANTEM A SAÚDE CARDIOVASCULAR

Um sono de má qualidade pode gerar problemas como saúde no coração, pressão alta e ataques cárdicos, por isso deveram dormir bem para prevenir que doença como essa atinge a nossa saúde. Quando se dorme mal, os hormônios do estresse podem aumentar de forma irregular e isso faz com que o coração trabalhe mais que o normal, por isso quando se dorme bem e deixa com que o corpo trabalhe de forma regular, você está prevenindo de doenças futuras e de longo prazo.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite o corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e fazer com que o reparo de anticorpos sejam mais satisfatórias.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem te ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você consegue ser mais produtivo e aprender as coisas com mais facilidade.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, um desses hormônios é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome, quando se tem nível equilibrado de grelina sente fome em momentos corretos, conseguindo se alimentar na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, esse hormônio traz sensação de saciedade, quando produzido da maneira correta, a saciedade ocorre de forma melhor, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

MELHORA O HUMOR

Um dos reparos do sono que são muito importantes é na melhora do humor, enquanto dorme o cérebro limpa a mente, descartando aquilo que não é útil e deixando a mente mais leve para absorver aprendizados e ideias, com isso, você acorda se sentindo mais tranquilo e menos estressado com o dia a dia, deixando-o com um humor melhor.

EVITA A DEPRESSÃO

Se você está passando por dificuldades em dormir, certamente já deve ter notado que no dia seguinte você acorda irritado e de péssimo humor. Quando esse período é maior que uma noite, a tendência é ficar desesperado, já que a falta de sono afeta bastante o equilíbrio corporal.

Além disso, os distúrbios de humor e os de sono têm uma relação bem próxima. Quase sempre, pessoas com ansiedade, depressão e outros quadros similares têm dificuldade de dormir bem. Da mesma forma, insônia também pode levar o indivíduo a desenvolver essas doenças.

Em outras palavras, um dos reparos durante do sono é em relação ao emocional, ou seja, uma rotina de sono consistente pode trazer diversos benefícios à sua saúde mental.

REDUZ AS DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA

A falta de sono pode afetar inúmeras áreas de sua vida, além de fazer você acordar indisposto no dia seguinte, estressado, com sensação de cansaço, falta de concentração e outros. Quando não tem uma noite bem dormida por um longo período de tempo, isso pode gerar problemas ainda maiores, como desenvolvimento de doenças do coração, diabetes, obesidade, estresse, problemas com memória, dificuldade de concentração e raciocínio. Outro ponto muito atingido quando não dorme bem é com a enxaqueca.

Pessoas que sofrem com enxaqueca muitas vezes acreditam que dormir é um potencial fator desencadeante de crise, muitos já tiveram uma crise de dor de cabeça ao acordar de uma soneca durante o dia ou então depois de acordar mais tarde que o usual.

Na verdade o real fator que pode desencadear uma crise é o sono insuficiente. Ele, em si, é capaz de provocar dor de cabeça até mesmo em quem não sofre de enxaqueca. Entretanto, na maioria dos casos, falhamos em admitir que nosso sono esteja insuficiente e que vamos dormir somente quando estamos exaustos, muitas vezes tarde da noite.

ESTIMULA A MEMÓRIA

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir. Segundo pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

Durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas.

COMO DORMIR BEM

Para atingir os devidos reparos do sono, é importante se esforçar para dormir melhor e poder ter um sono reparador. Porém, atualmente, uma das coisas mais difíceis é dormir direito, as pessoas tendem a colocar seu sono em último lugar das prioridades e não fazem ideia dos reparos que são feitos enquanto dorme. Para ajudar na melhora do seu sono e facilitar os efeitos dos reparos do sono, aqui vão algumas dicas para você dormir bem:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Cuide do seu sono para, assim, conseguir alcançar diversos reparos do sono e melhorar sua qualidade de vida e saúde. O sono é uma atividade de muita importância para o corpo e exige uma atenção muito especial durante todos os dias.

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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