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Serotonina x melatonina x sono

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A serotonina e melatonina são neurotransmissores mensageiros do cérebro que ajudam na regulação dos ciclos de sono e humores. Quando esses neurotransmissores se encontram com algum tipo de deficiência, pode acarretar em perturbações nos padrões de sono e diminuir o tempo gasto nos estágios de sono profundo e restaurador. Quanto maior os níveis de serotonina e melatonina, mais fácil de melhorar hábitos de sono e o aumentar o bom humor. Como esses transmissores não são produzidos sozinhos em nosso corpo, precisamos cuidar da nossa alimentação e suplementação para manter um bom desempenho desses neurotransmissores. A melatonina traz consigo grandes efeitos no corpo, muitos destes vistos como benefícios, como fornecimento de energia ao corpo proporcionado pela presença de antioxidantes, previne enxaquecas e o desenvolvimento do câncer e ainda atua como vasodilatador alterando a temperatura do corpo e induzindo ao sono.

SEROTONINA

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro com função de regular o humor, o sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e funções intelectuais. a Serotonina é conhecida como o “hormônio do se sentir bem”.

Quando ela se encontra em baixa concentração pode levar ao mal humor, dificuldade para dormir e vontade de comer o tempo todo, por exemplo, uma das formas de aumentar a concentração de serotonina é consumindo alimentos ricos em triptofano, como chocolate preto, vinho tinto, abacaxi, tomate, leite e derivados, cereais e outros, e praticar exercícios físicos regularmente.

A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de sintomas como:

  • Mau humor de manhã;
  • Sonolência durante o dia;
  • Vontade de comer doces;
  • Comer a toda hora;
  • Dificuldade no aprendizado;
  • Distúrbios de memória e concentração;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Ficar sem paciência facilmente.

MELATONINA

A melatonina é um hormônio produzido pelo organismo que influencia a regulação do sono, esse hormônio é produzido naturalmente quando anoitece, de forma mecânica e em resposta ao escuro da noite. Com o envelhecimento do corpo, a melatonina produzida pelo organismo é reduzida, colocando em risco a qualidade e o tempo do sono, o que pode causar insônia, sono pouco relaxante ou muito leve.

Mas não é só com a idade que esse hormônio se torna deficiente no organismo, com o passar do tempo criou-se mais produtos que emitem luminosidade mesmo durante a noite, como, por exemplo, computadores, celulares, televisão, tablets, que prejudicam a produção de melatonina no corpo, fazendo com que desregule o sono, trazendo dificuldades para começar a dormir, manter o sono ou ter um descanso de qualidade durante toda a noite.

A diminuição de horas de sono, causada pela deficiência de melatonina, causa problemas de grande risco ao organismo e que merece bastante atenção, como:

  • Diminui a capacidade do corpo em queimar calorias;
  • Eleva o risco de câncer de mama;
  • Aumenta as chances de um derrame cerebral;
  • Aumenta o apetite por comidas gordurosas
  • Eleva os riscos de impotência sexual;
  • Pode desencadear sintomas do TDAH.

Existem alimentos que podem ajudar a melhorar os níveis de melatonina como abacaxi, banana, aveia, aspargos, nozes, cebola, gengibres e algumas sementes, agem no organismo ajudando a produzir a melatonina de forma natural e ajudando o corpo a se sentir melhor.

Benefícios da serotonina e melatonina

A serotonina e a melatonina, quando em equilíbrio, desempenham diversas funções no corpo que são muito importantes e oferecem diversos benefícios para a saúde como:

  • Melhora do humor;
  • Melhora a qualidade de sono;
  • Diminui o risco de insônia;
  • Reduz o estresse e ansiedade;
  • Melhora o bem-estar do corpo;
  • Combate estresse e a depressão;
  • Acalma e ajuda no relaxamento.

Porém, assim como o equilibro pode trazer diversos benefícios, o uso exagerado da serotonina e da melatonina no corpo através de medicamentos, como antidepressivos ou suplementos que potencializem esse hormônio, podem trazer vários problemas como náuseas, diarreia, crise de hipertensão, dores de cabeça. Então é sempre bom manter esses hormônios regulados.

Produção dos Hormônios

Melatonina e a serotonina são hormônios relacionados ao sono, como já dito anteriormente, e é a substância indicada para quem tem dificuldade de começar a dormir. Mas existem alguns casos que o corpo não consegue produzir essas substâncias em uma quantidade suficiente para proporcionar o relaxamento adequado para um bom sono e é necessário uma suplementação ou o uso de medicamentos, sempre seguindo o acompanhamento de um médico. Como nos casos de:

  • Idosos, que costumam produzir um nível menor de melatonina
  • Pessoas que desenvolvem atividades noturnas
  • Pessoas que só conseguem dormir ou apenas acordar em um horário mais tarde que o comum
  • Viajantes que sofrem com as mudanças de horários de diferentes lugares
  • Pessoas com alguns graus de cegueira, que devido à má percepção de luminosidade têm dificuldades em produzir o hormônio.

SONO

Como já dito anteriormente, o corpo pode passar por deficiências hormonais que causam prejuízos no aproveitamento do sono e no descanso ideal para o corpo. Para um bom funcionamento da serotonina e melatonina, é importante cuidar do sono, para que funcionem em conjunto e garanta o repouso necessário para cada corpo.

Cada vez mais, o sono vem sendo o último da lista de preocupações da maioria das pessoas, já que nem todos conhecem o risco que se tem por dormir pouco. Independentemente da idade, quando se dorme pouco o aprendizado, a memória, criatividade, produtividade e estabilidade emocional podem ser bastante afetadas, quando a falta de sono chega a um nível crônico, pode aumentar problemas como obesidade, doenças cardíacas, ansiedade e disfunções sexuais.

Pode até parecer exagero que tantas coisas do nosso corpo podem ser afetadas com noites mal dormidas, mas pode acreditar, a qualidade do sono é algo que deve ser observada sempre, por isso é importante se atentar em relação a quantas horas de sono está tendo diariamente, para que, se necessário, possa mudar alguns hábitos e ter uma rotina onde seu sono receba maior atenção.

Dormir é uma das necessidades fisiológicas do corpo, além de ser o momento que ocorre a reposição das energias, é durante o sono que vários hormônios atuam para que você acorde bem no dia seguinte, como, por exemplo, o cortisol, que controla os níveis de estresse no organismo.

Não existe um número exato para as horas de sono, isso é relativo de pessoa para pessoa, deve ser levado em conta a rotina de cada um para saber quanto o corpo precisa descansar, além disso, quanto mais jovem, mais tempo de sono é exigido, pois existem mais hormônios trabalhando durante o tempo em que o corpo descansa. É muito importante separar um tempo da sua rotina e dedicar ao cuidado com o sono para, assim, melhorar a qualidade de vida.

Um bom sono faz com que seja produzido de forma correta a serotonina e a melatonina, criando assim uma boa funcionalidade no descanso do organismo, fazendo um ciclo de sono cada vez melhor. Quando há privação do sono, altera o metabolismo da melatonina, atingindo diretamente o bom funcionamento da serotonina, assim, ao acordar com a produção de serotonina alterada, fazendo com que, no fim do dia, a produção de melatonina fique alterada, desregulando o sono de mais uma noite. Criando um ciclo ruim onde todas as funções exercidas pelos hormônios do sono fiquem desregulados, necessitando de maior atenção e mudança de hábitos para um sono melhor.

17/09/2018|Categories: Curiosidades, Sem categoria|


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