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Sono atrasado

Muitas pessoas podem apresentar diagnóstico de diversos distúrbios do sono. E tais distúrbios causam prejuízos na qualidade do sono e podem trazer grandes riscos e problemas para a saúde física e mental da pessoa. Alguns distúrbios do sono são:

  • Narcolepsia;
  • Apneia do sono;
  • Ronco;
  • Sono atrasado;
  • Insônia;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Distúrbio do sono em crianças;

O QUE É SONO ATRASADO

Muitas vezes ouvimos dizer que alguém dorme até tarde ou até nós mesmos passamos muito do horário de acordar, mas não pense que dormir ate é tarde é sinônimo de perigoso, pode ser que há um distúrbio do sono atrasado.

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, consequentemente, a temperatura sobe o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

MALEFÍCIOS DO SONO ATRASADO

A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência. A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. Cerca de 5% da população sofre do transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.

O vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência como:

  • Depressão;
  • Bipolaridade;
  • Hiperatividade;
  • Déficit de atenção;
  • Problemas no sistema nervoso,
  • Problema endócrino,
  • Problema renal,
  • Problema cardiovascular,
  • Déficit imunológico,
  • Problemas digestivos,
  • Mudanças no comportamento sexual.

RECUPERAR O SONO PERDIDO

O problema é que não conseguimos compensar esse sono perdido. Reparar as horas de sono consegue até diminuir o cansaço, mas não evita outros problemas no organismo decorrente de várias noites mal dormidas.

O estudo foi feito com 30 adultos saudáveis por 13 dias. Nas primeiras quatro noites, eles dormiram por 8 horas; nos seis dias seguintes, por 6 horas; e nos últimos 3 dias do experimento puderam ter uma noite de sono de até 10 horas. Foi analisada a atividade cerebral dos participantes durante o sono, além das taxas de hormônios e outros compostos do sangue.

Os participantes foram submetidos a testes de atenção e o desempenho depois de dormir até 10 horas foi o mesmo de quando dormiram poucas horas. Desta maneira, a conclusão foi que não é possível compensar o sono “perdido”.

No entanto, isso não significa que as horas extras de sono não são boas. Nada como o descanso e a calma para os níveis de hormônios voltarem ao normal depois da confusão de trabalho e dos treinos. Mas tente transformar seu descanso em uma rotina saudável, dedicando tempo necessário para cada tarefa. Não deixe sua rotina ser como uma montanha russa de altos e baixos. Isso transmite a seu corpo a ideia de que sua vida é uma bagunça.

CUIDADOS COM O SONO

O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e principalmente um trabalho de reeducação.

Mas existem outras formas de cuidar do sono, em casa, que pode dar muitos resultados na melhora deste distúrbio. Muitas vezes apenas a mudança de hábitos pode ser significativa e trazer uma boa qualidade do sono, regulando horários e tomando cuidados com alimentação, exercícios e outros.

Algumas dicas para mudanças de hábitos e melhora do sono são:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Caso você tenha problemas para dormir e não consiga, nem mesmo com a mudança de rotina, melhorar a qualidade do seu sono, é ideal que procure um médico especialista, ele vai ser a pessoa ideal para te indicar tratamentos e cuidados que podem melhorar o sono em diversos aspectos.

BENEFÍCIOS DO SONO

O sono atrasado pode não te dar o benefício do sono que precisa e dormir mal não combina com a manutenção de sono de boa qualidade e alerta completo durante o dia, por isso a prática correta desses hábitos pode proporcionar diversos benefícios ao sono e saúde como um todo. Tais vantagens alcançadas com a prática da higiene do sono são:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.
10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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