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Como dormir bem sem estresse

Dormir bem sem estresse, sem interrupções e com qualidade é algo que todos querem. Dormir mal pode, além do desconforto físico e mau humor no dia seguinte, aumentar o risco de problemas graves de saúde, como obesidade e doenças cardíacas.

Mas, nem todos conseguem dormir bem sem estresse e acordar descansados, prontos para mais um dia com toda a rotina. Porém, existem dicas simples e muito eficazes que podem melhorar a qualidade do seu sono, confira algumas neste post.

DICAS PARA DORMIR BEM

  • EVITE CAFEÍNA

De acordo com estudos, os efeitos da cafeína duram até 6 horas no corpo, por conta disso, se você gosta de café, procure consumir a bebida pela manhã ou, no máximo, até o início da tarde, já que após este horário a substância pode atrapalhar os seus planos de ter uma noite de sono tranquila.

  • DESLIGUE A TV

Outra forma de dormir bem sem estresse é ficando longe da televisão. Pode ser difícil resistir à vontade de assistir seu seriado preferido enquanto deita e tenta pegar no sono, principalmente depois de um dia estressante no seu trabalho, mas é um hábito que deve ser cortado quando a intenção é dormir bem. Primeiramente, você não relaxa completamente quando vê TV e, além disso, a luminosidade emitida da televisão prejudica seu sono, pois funciona como um estimulante ao cérebro.

Portanto, a dica é que quando for para cama, mantenha o ambiente totalmente escuro e silencioso e procure fazer com que a hora de dormir seja um momento de relaxamento total, livre de distrações ou estímulos.

  • ALIMENTAÇÃO

Todos sabem que não é bom ingerir comidas muito pesadas antes de ir para a cama, como, por exemplo, uma feijoada. Mas, o que muitos não sabem é que não são apenas os pratos com fama de indigestos que atrapalham o sono, os alimentos ricos em açúcar, como chocolate e frituras, também são contraindicados para o consumo antes de deitar.

Para dormir bem sem estresse, procure consumir proteínas ricas em triptofano, como queijos magros, frango, peru ou peixe, esses alimentos ajudam a aumentar os níveis de serotonina, que é o hormônio responsável também pela regulação do sono.

Além disso, uma excelente ideia é investir em gorduras saudáveis, como aquelas obtidas ao consumir nozes, castanhas, amêndoas e pasta de amendoim. Lembrando sempre em tomar cuidado com os produtos que levem muito açúcar e conservante em sua produção.

  • FIQUE ATENTO À HORA DE SE LEVANTAR

Às vezes você não consegue dormir rápido e fica virando de um lado para o outro na cama, pensando quantas horas faltam para dormir, que devia descansar e, com isso, aumenta a ansiedade e diminui as chances de adormecer.

Ao invés disso, levante-se e deixe um pouco o quarto para se dedicar, por alguns minutos, a uma atividade relaxante, como uma meditação, um leite quente, um chá relaxante, para acalmar seu corpo e conseguir dormir bem sem estresse.

  • EXERCITE-SE REGULARMENTE

De acordo com pesquisas sobre o sono, fazer exercícios físicos regulares, pela manhã ou à tarde, ajuda a dormir bem sem estresse.

A única recomendação é evitar a prática de atividade física 3 horas antes de ir para cama, pois os exercícios nesse período causam efeito contrário e o mantém em estado de alerta.

  • ESCOLHA UM COLCHÃO ADEQUADO

Um colchão de má qualidade pode arruinar as suas noites de sono. Para que isso não aconteça, invista em um modelo confortável, com densidade compatível com seu peso e altura. Em um colchão de casal, leve em conta as medidas da pessoa mais alta.

Antes de fechar a compra, verifique ainda se o tamanho não restringe os seus movimentos. Se possível, posicione o colchão a pelo menos 30 centímetros do chão para garantir uma ventilação adequada.

  • INVISTA EM UM TRAVESSEIRO DE QUALIDADE

Além de um colchão de boa qualidade, escolher um travesseiro que se adapte às suas necessidades é fundamental para garantir noites tranquilas e dormir bem sem estresse.

Como ele funciona como apoio para a cabeça quando você está deitado, é importante que o modelo escolhido não seja alto demais, e nem baixo demais, evitando dores no pescoço e nas costas.

Se você dorme de lado, procure um modelo mais alto. Assim, a coluna fica corretamente alinhada. Já quem prefere dormir de barriga para cima deve investir em um modelo mais baixo — para que a cabeça não fique alta demais.

Siga rigorosamente as instruções de lavagem do produto e faça trocas periódicas. Evite ainda dormir sem travesseiro, já que esse hábito pode provocar desvios na coluna.

  • LEIA UM LIVRO

Uma das melhores formas de dormir bem sem estresse é praticando atividades relaxantes antes de se deitar, ler antes de dormir é uma excelente maneira de relaxar e preparar o seu corpo para o período de descanso.

Se possível, transforme a atividade em um hábito. Dessa maneira, você passa ao seu cérebro a mensagem de que está prestes a dormir e, por isso, é hora de desacelerar.

  • FIQUE LONGE DO CELULAR

Assim como a TV, você deve ficar longe do celular na hora de dormir. Esse hábito pode sabotar as suas chances de adormecer, pois a luminosidade da tela prejudica o seu descanso. Além disso, ficar conectado durante muito tempo pode deixá-lo mais ansioso.

Ao deitar, deixe o telefone fora do alcance das mãos para evitar a tentação de checar cada nova mensagem ou de se distrair com algum joguinho e, assim, perder o sono de vez. Além disso, é possível mudar a configuração de alerta dos aplicativos ou até deixar o aparelho no silencioso. Assim, você garante que nada vai atrapalhar o seu repouso.

  • TEMPERATURA DO AMBIENTE

Muitas vezes, o seu sono é prejudicado pela temperatura do quarto. Ambientes frios ou quentes demais causam desconforto e o impedem de alcançar o relaxamento necessário para o descanso. O ideal para dormir bem sem estresse é manter o ambiente bem ventilado com temperatura entre 15 e 20 graus.

ESCOLHA UMA POSIÇÃO ADEQUADA

A maneira como você dorme impacta consideravelmente a qualidade do seu sono. Se possível, procure deitar-se de lado. Essa posição praticamente não apresenta contraindicações, já que deixa a coluna alinhada e permite uma respiração tranquila.

Para um maior conforto, você pode colocar uma almofada entre as pernas, evitando o atrito entre os joelhos e diminuindo a torção da bacia. Dormir de barriga para cima também pode ser uma ótima ideia: a posição mantém o corpo reto e só não é indicada para quem ronca muito, já que favorece a apneia.

Se você não quer acordar com torcicolos e dores nas costas, evite dormir de bruços, pois nessa posição a coluna quase sempre fica desalinhada.

BENEFÍCIOS DO SONO

Dormir bem sem estresse faz muito bem para saúde, pois, uma noite bem dormida vai deixar seu corpo com energia no dia seguinte, além de apresentar outros benefícios como:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.  

Agora que você aprendeu como dormir bem e sem estresse, comece a aderir as dicas no seu dia a dia e ganhar mais qualidade de vida e melhorias no seu sono, que é algo de extrema importância e que traz consequências para toda a vida.Conhece alguém com dificuldades para dormir bem sem estresse? Compartilhe estas dicas para tenham uma ótima noite de sono e garanta vários benefícios para a saúde.

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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