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Higiene do sono

Aprender e utilizar as regras da higiene do sono é uma forma de ajudar o organismo a ter um sono de qualidade e renovador, trazendo diversos benefícios nas suas horas de sono.

Para dormir bem, é preciso colaborar com fatores externos, apenas deitar e dormir não garante que haverá um sono de qualidade que beneficie seu corpo. Porém, há algum tempo, o sono está ficando sempre em segundo plano, com a rotina corrida e diversas tarefas do dia a dia, as pessoas tendem em ignorar o sono de qualidade e, menos ainda, praticar a higiene do sono.

Uma noite mal dormida pode trazer vários prejuízos, de curto e longo prazo, como por exemplo:

  • Alteração de humor;
  • Falta de atenção;
  • Prejudica a memória;
  • Obesidade;
  • Diabete;
  • Baixa imunidade e outros.

Por esses motivos, e vários outros, que foram criadas as regras da higiene do sono. Essas regras devem se tornar um hábito e serem praticadas diariamente, assim você irá garantir que seu sono seja bem aproveitado e atinja todos os benefícios que ele pode produzir.

BENEFÍCIOS DO SONO

A falta de higiene do sono não combina com a manutenção de sono de boa qualidade e alerta completo durante o dia, por isso a prática correta desses hábitos pode proporcionar diversos benefícios ao sono e saúde como um todo. Tais vantagens alcançadas com a prática da higiene do sono são:

ESTIMULA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Este benefício atinge todas as idades: o hormônio do crescimento (GH) é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança, o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, já quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce. Esse hormônio tem seu ciclo enquanto dormimos a noite, por isso, é muito importante praticar a regra da higiene do sono em relação ao horário de dormir.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite ao corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e faz com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória. Assim como outros hormônios, o sistema imunológico se repõe durante a noite e, por isso, quando se pratica a higiene do sono, consegue-se dormir melhor e alcançar uma reposição imunológica satisfatória.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem lhe ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você é bem mais produtivo e aprende as coisas com mais facilidade.

Quando se pratica a higiene do sono de forma habitual, a qualidade do sono aumenta e os benefícios durante o dia são ainda mais aproveitados. Quando se dorme bem, a mente fica descansada para o dia seguinte, por isso, a concentração e o raciocínio lógico são praticados de melhor forma, beneficiando o aprendizado em tarefas diárias.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, e um desses é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem um nível equilibrado de grelina sente-se fome em momentos corretos e alimenta-se na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, que traz a sensação de saciedade quando produzido da maneira correta. A saciedade ocorre de forma correta, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.  

REGRAS DA HIGIENE DO SONO

Como já foi dito anteriormente, o sono depende de diversos fatores internos e externos. Alterar os hábitos externos é um fator simples e que está ao alcance de todos que desejam mudar sua rotina na hora de dormir.

Quando falamos de fatores internos, estes dependem de estudos médicos e alguns até precisam de intervenção clínica, como a utilização de remédios e cuidados que apenas especialistas podem indicar ao paciente, principalmente quando se trata de distúrbios do sono.

A higiene do sono foi criada para ajudar cada pessoa a alcançar o tempo ideal de sono e, junto a isso, descobrir os benefícios que podem ser encontrados quando se tem um sono de qualidade. Não pense que as regras são práticas difíceis, pelo contrário, são atitudes simples e que podem trazer grandes diferenças. Algumas regras da higiene do sono são:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Para garantir o bom aproveitamento do sono é ideal que crie hábitos para cuidar da qualidade do sono. É muito importante garantir um relaxamento e um ambiente agradável para dormir e ter o melhor aproveitamento do sono, assim, seguindo as ideias criadas para obter a higiene do sono e adaptando as regras ao seu dia a dia, irá ajudar em muito a elevar a qualidade do sono e ter o melhor alcance dos benefícios do sono.

09/10/2018|Categories: Curiosidades|


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