> > Higiene do sono

Higiene do sono

Aprender e utilizar as regras da higiene do sono é uma forma de ajudar o organismo a ter um sono de qualidade e renovador, trazendo diversos benefícios nas suas horas de sono.

Para dormir bem, é preciso colaborar com fatores externos, apenas deitar e dormir não garante que haverá um sono de qualidade que beneficie seu corpo. Porém, há algum tempo, o sono está ficando sempre em segundo plano, com a rotina corrida e diversas tarefas do dia a dia, as pessoas tendem em ignorar o sono de qualidade e, menos ainda, praticar a higiene do sono.

Uma noite mal dormida pode trazer vários prejuízos, de curto e longo prazo, como por exemplo:

  • Alteração de humor;
  • Falta de atenção;
  • Prejudica a memória;
  • Obesidade;
  • Diabete;
  • Baixa imunidade e outros.

Por esses motivos, e vários outros, que foram criadas as regras da higiene do sono. Essas regras devem se tornar um hábito e serem praticadas diariamente, assim você irá garantir que seu sono seja bem aproveitado e atinja todos os benefícios que ele pode produzir.

BENEFÍCIOS DO SONO

A falta de higiene do sono não combina com a manutenção de sono de boa qualidade e alerta completo durante o dia, por isso a prática correta desses hábitos pode proporcionar diversos benefícios ao sono e saúde como um todo. Tais vantagens alcançadas com a prática da higiene do sono são:

ESTIMULA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Este benefício atinge todas as idades: o hormônio do crescimento (GH) é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança, o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, já quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce. Esse hormônio tem seu ciclo enquanto dormimos a noite, por isso, é muito importante praticar a regra da higiene do sono em relação ao horário de dormir.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite ao corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e faz com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória. Assim como outros hormônios, o sistema imunológico se repõe durante a noite e, por isso, quando se pratica a higiene do sono, consegue-se dormir melhor e alcançar uma reposição imunológica satisfatória.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem lhe ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você é bem mais produtivo e aprende as coisas com mais facilidade.

Quando se pratica a higiene do sono de forma habitual, a qualidade do sono aumenta e os benefícios durante o dia são ainda mais aproveitados. Quando se dorme bem, a mente fica descansada para o dia seguinte, por isso, a concentração e o raciocínio lógico são praticados de melhor forma, beneficiando o aprendizado em tarefas diárias.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, e um desses é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem um nível equilibrado de grelina sente-se fome em momentos corretos e alimenta-se na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, que traz a sensação de saciedade quando produzido da maneira correta. A saciedade ocorre de forma correta, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.  

REGRAS DA HIGIENE DO SONO

Como já foi dito anteriormente, o sono depende de diversos fatores internos e externos. Alterar os hábitos externos é um fator simples e que está ao alcance de todos que desejam mudar sua rotina na hora de dormir.

Quando falamos de fatores internos, estes dependem de estudos médicos e alguns até precisam de intervenção clínica, como a utilização de remédios e cuidados que apenas especialistas podem indicar ao paciente, principalmente quando se trata de distúrbios do sono.

A higiene do sono foi criada para ajudar cada pessoa a alcançar o tempo ideal de sono e, junto a isso, descobrir os benefícios que podem ser encontrados quando se tem um sono de qualidade. Não pense que as regras são práticas difíceis, pelo contrário, são atitudes simples e que podem trazer grandes diferenças. Algumas regras da higiene do sono são:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Para garantir o bom aproveitamento do sono é ideal que crie hábitos para cuidar da qualidade do sono. É muito importante garantir um relaxamento e um ambiente agradável para dormir e ter o melhor aproveitamento do sono, assim, seguindo as ideias criadas para obter a higiene do sono e adaptando as regras ao seu dia a dia, irá ajudar em muito a elevar a qualidade do sono e ter o melhor alcance dos benefícios do sono.

09/10/2018|Categories: Curiosidades|


Posts relacionados

Melhores colchões para dormir

Na hora de adquirir um novo colchão sempre surge a grande dúvida de qual escolher, de espuma fria, látex, mola, duro, suave, duplo, simples, com mola, sem mola, enfim, são...

Bruxismo

Os distúrbios do sono atingem várias pessoas de diferentes idades e que causam diversos problemas voltados para a qualidade do sono, que atingem a saúde física e mental do paciente....

Quer conhecer mais sobre a tecnologia da Sono Quality, que proporciona mais saúde e qualidade de vida? Então, agende uma visita com um de nossos especialistas.

Quer ter uma história de sucesso?

Seja um representante Sonoquality