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Paralisia do sono

Muitas pessoas podem apresentar diagnóstico de diversos distúrbios do sono. E tais distúrbios causam prejuízos na qualidade do sono e podem trazer grandes riscos e problemas para a saúde física e mental da pessoa. Alguns distúrbios do sono são:

    • Narcolepsia;
    • Apneia do sono;
    • Ronco;
    • Insônia;
    • Síndrome das pernas inquietas;
    • Distúrbio do sono em crianças;

 

Paralisia do sono.

 

Neste artigo, vamos conhecer a paralisia do sono, que é um tipo de distúrbio do sono que acontece assim que acorda ou no momento em que está tentando dormir, um sentimento que impede o corpo de se mexer, mesmo estando com a mente desperta. Ocorre que a pessoa acorda e não consegue se mexer gerando angústia, terror, medo e susto.

O QUE CAUSA A PARALISIA DO SONO

A paralisia ocorre pelo seguinte motivo: enquanto dorme, o cérebro tende a relaxar todos os músculos do corpo e, ao mesmo tempo, manter o corpo inerte para que o organismo consiga reter energia e evitar movimentos bruscos. Porém, quando ocorre uma falha da comunicação entre o cérebro e o corpo durante as fases do sono, o cérebro pode retardar os movimentos do corpo, é onde acontece os sintomas da paralisia do sono.  

Durante cada episódio é possível o surgimento de alucinações como ver alguém ao lado da cama ou ouvir barulhos estranhos, mas isso apenas acontece devido ao excesso de ansiedade e medo provocado pela falta de controle do próprio corpo. Além disso, os sons ouvidos também podem ser justificados pelo movimento dos músculos do ouvido, que continuando acontecendo mesmo quando todos os outros músculos do corpo estão paralisados durante o sono.

Embora a paralisia do sono possa acontecer em qualquer idade, são mais frequente em adolescente e jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, estando relacionada com hábitos de sono pouco constantes e excesso de estresse.

SINTOMAS DE PARALISIA DO SONO

Os sintomas da paralisia do sono, que podem ajudar a identificar este problema são:

  • Não conseguir mover o corpo apesar de estar supostamente acordado;
  • Sensação de falta de ar;
  • Sensação de angústia e medo;
  • Sensação de estar caindo ou flutuando sobre o corpo;
  • Alucinações auditivas como ouvir vozes e sons não característicos do local;
  • Sensação de afogamento.

Mas, fique tranquilo, pois apesar de surgir alguns sintomas preocupantes, como falta de ar ou sensação de estar flutuando, a paralisia do sono não é perigosa, nem coloca em risco a vida. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.

O QUE FAZER PARA SAIR DA PARALISIA DO SONO

Caso você acorde e sinta que está passando pela paralisia do sono, existem algumas formas de sair dela. Apensar de ser um problema pouco conhecido, o que se sabe é que a paralisia desaparece sozinha após alguns segundos ou minutos. No entanto, é possível sair mais rapidamente desse estado de paralisia quando alguém toca na pessoa que está passando por um episódio desses ou quando a pessoa consegue pensar, de forma lógica, no momento e foca toda sua concentração em tentar movimentar os músculos.

COMO EVITAR A PARALISIA DO SONO

A paralisia do sono tem sido mais frequente em pessoas com maus hábitos de sono e, por isso, para evitar que os episódios possam acontecer é recomendado melhorar a qualidade do sono, através de estratégias como:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Na maior parte dos casos, a paralisia do sono surge apenas uma ou duas vezes durante toda a vida. Mas, quando ela acontece mais do que 1 vez por mês, por exemplo, é aconselhado consultar um neurologista ou um médico especialista em distúrbios do sono, que pode incluir o uso de remédio para melhorar o sono.

DORMIR BEM

O sono é uma atividade muito importante para o corpo e para a mente, dormir bem é sinônimo de vários benefícios à saúde. Pessoas com distúrbios como a paralisia do sono, podem dormir mal ou ficar sem dormir para evitar tais episódios, mas é uma atitude errada, e para que você entenda melhor a importância do sono, abaixo tem alguns benefícios do sono para seu corpo:

ESTIMULA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Este benefício atinge todas as idades: o hormônio do crescimento (GH) é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança, o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, já quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce. Esse hormônio tem seu ciclo enquanto dormimos a noite, por isso, é muito importante praticar a regra da higiene do sono em relação ao horário de dormir.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite ao corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma

imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e faz com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória. Assim como outros hormônios, o sistema imunológico se repõe durante a noite e, por isso, quando se pratica a higiene do sono, consegue-se dormir melhor e alcançar uma reposição imunológica satisfatória.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem lhe ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você é bem mais produtivo e aprende as coisas com mais facilidade.

Quando se pratica a higiene do sono de forma habitual, a qualidade do sono aumenta e os benefícios durante o dia são ainda mais aproveitados. Quando se dorme bem, a mente fica descansada para o dia seguinte, por isso, a concentração e o raciocínio lógico são praticados de melhor forma, beneficiando o aprendizado em tarefas diárias.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, e um desses é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem um nível equilibrado de grelina sente-se fome em momentos corretos e alimenta-se na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, que traz a sensação de saciedade quando produzido da maneira correta. A saciedade ocorre de forma correta, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.
09/10/2018|Categories: Curiosidades|


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