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Sono e alimentação são fundamentais para a sua saúde

  • sono e alimentação

A alimentação pode influenciar diretamente a nossa noite de sono e afetar toda a nossa rotina. O que a gente ingere pode ajudar ou atrapalhar na qualidade do sono. O sono e alimentação são fundamentais para a sua saúde. O sono é muito importante para o metabolismo, produção de hormônio, descanso do corpo e da mente e muito mais. A falta dele pode causar diversos problemas, como insônia, baixo desempenho, ansiedade, desordem metabólica e aumenta a chance de desenvolvimento de doenças crônicas, por exemplo, diabetes e obesidade.

É durante o sono que produzimos hormônios responsáveis pelo ganho de massa magra e controle do apetite. Por isso, dormir tem tudo a ver com a saúde e boa forma! Separamos 5 dicas relacionando a alimentação e a qualidade do sono. Vamos lá!

O sono e alimentação 

Saiba como melhorar a qualidade do seu sono através de uma alimentação equilibrada:

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Consuma alimentos que estimulem a produção de serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro e é responsável pela sensação de bem-estar. A falta dele ou a desregulagem pode gerar diversos transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Uma alimentação rica em triptofano, ácido fólico, vitamina B6 e magnésio contribui para a produção deste hormônio do bem-estar. É possível encontrar esses nutrientes no frango, ovo, aveia, banana, leguminosas, grãos e folhas de cor verde escuro.

Evite bebidas estimulantes

O excesso do cafezinho é prejudicial para a qualidade do seu sono. O café possui cafeína, um composto químico usado em bebidas como estimulante. Além do café, outras bebidas são estimulantes e podem desregular o sono, como chá verde, chá preto, refrigerantes e bebidas energéticas. Por isso, tenha cautela ao consumir estes produtos, o excesso pode te deixar agitado.

Carboidrato: vilão ou mocinho?

Há muitas teorias em relação ao consumo de carboidrato quando o assunto é perda de peso. Porém, o carboidrato não é vilão como muitos pensam. O carboidrato é importante para a conversão de triptofano, ou seja, a serotonina no cérebro. O consumo deve ser moderado, é claro, porém nada de retirar o carboidrato por inteiro da alimentação noturna.

Chás que ajudam a relaxar

Ao contrário das bebidas estimulantes, existem chás que ajudam a relaxar e contribuem para uma boa noite de sono, diminuindo a ansiedade e o estresse do dia a dia. Chá de melissa, camomila, capim-cidreira, capim-limão ou maracujá são fitoterápicos e aprovados pela Anvisa para o consumo.

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Evite alimentos ricos em gordura

Evite consumir alimentos ricos em gordura e carne vermelha. Evite frituras e grandes porções que tornam a digestão mais lenta e, por consequência, pioram a qualidade do sono. 

Essas são dicas básicas sobre sono e alimentação. Mas, além disso, você pode contribuir com a qualidade do seu sono com o uso de um colchão tecnológico da Sono Quality. A Sono Quality possui colchões de alta qualidade que possui 8 terapias e massagem para cuidar da sua saúde enquanto você dorme. Visite o site e conheça nossos produtos.

29/08/2019|Categories: Saúde e Bem-Estar|


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