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Sono na adolescência

Uma coisa que todos sabem é o fato de que na adolescência acontece a fase das descobertas, dúvidas, mudanças de comportamento, hormônios e muitas novidades que interferem muito na vida do adolescente.

O sono na adolescência também sobre alterações, sendo a atividade fisiológica essencial para a saúde e desenvolvimento físico e mental, por isso a atenção na qualidade do sono deve ser ainda maior que na fase adulta.

Ao entrar na adolescência, ocorre um funcionamento diferente do relógio biológico, principalmente nas alterações hormonais, fazendo com que a pessoa durma mais tarde e, consequentemente, acorde mais tarde. A melatonina, hormônio do sono, tem seu pico de funcionamento mais tarde que no organismo adulto, com isso, a sensação de sono chega mais tarde também.  

Durante essa fase, o grau de exigência de responsabilidade aumenta muito, tanto na escola quanto em casa e na sociedade em geral, isso faz com que o humor sofra grandes alterações, porém quando o sono na adolescência não é satisfatório as alterações de humor podem aumentar ainda mais.

E não pense que a má qualidade do sono na adolescência traz prejuízos apenas para o humor, pode atingir diversas áreas.

COMO A FALTA DE SONO PODE AFETAR O ADOLESCENTE

Por mais que a falta de sono em curto período não parece algo a se preocupar, a diminuição de horas dormidas durante o sono na adolescência pode causar muitas consequências, como, por exemplo:

  • Dificuldade para acordar: o que pode acarretar em atrasos no colégio, caso estude pela manhã, ou perder compromissos em horário cedo;
  • Diminuição do rendimento escolar: como o cérebro não tem um bom descanso durante a noite, o adolescente pode ter um baixo rendimento escolar e notas ruins;
  • Vontade frequente de dormir: pode ficar sonolento a qualquer momento, seja em casa, na escola, durante uma prova, voltando para casa, dentre outras situações;
  • Excesso de sono durante o fim de semana: o adolescente que não dorme bem a noite pode chegar a dormir por até 12 horas nos finais de semana, o que não é muito adequado ao organismo;
  • Falta de atenção: por estar cansado, o adolescente pode ficar desatento em suas atividades diárias, podendo colocar a própria vida em risco;
  • Estresse: como o corpo não tem tempo para recuperar do estresse do dia a dia existe um grande risco do estresse aumentar seus níveis podendo desenvolver ansiedade e depressão.
  • Desenvolvimento de doenças: a falta de um bom sono durante longo período da adolescência pode gerar doenças metabólicas como sobrepeso, ansiedade, diabetes, crescimento estatural menor, dentre outros.

Mas, quando o sono na adolescência é aproveitado da maneira correta, pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental, mesmo em curto prazo.

BENEFÍCIOS DO BOM SONO PARA O ADOLESCENTE

REDUZ O ESTRESSE

Enquanto dorme, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, assim ocorre a diminuição do estresse que pode levar no desencadeamento de depressão, ansiedade e alguns distúrbios.

CONTROLA O APETITE

Quando se dorme pouco, seja adulto ou adolescente, os hormônios que controlam o apetite podem ficar desregulados causando mais fome que o normal, além disso, aumenta o desejo de comer alimentos com maior caloria, gordura e hidratos de carbono, além disso, é comum o consumo de doces quando não dorme bem, para concentrar melhor. Quando o adolescente dorme bem ele consegue controlar sua alimentação prevenindo os riscos de obesidade, diabetes e outros.

MELHORA O HUMOR

Assim como reduz o estresse, o adolescente que dorme bem durante a noite, acorda mais disposto e feliz no dia seguinte. O corpo descansado deixa o adolescente disposto a seguir a sua rotina diária, melhorando seu rendimento escolar e até mesmo sua relação social com as pessoas.

ATIVA A MEMÓRIA

Enquanto dorme, o cérebro processa e consolida as memórias do dia, portanto quando se tem um bom sono na adolescência, garante um melhor aprendizado e memorização de novas informações, o que é importante visto que é a fase da vida onde se aprende muitas coisas novas que precisam ser lembradas durante um bom tempo.

ESTIMULA O RACIOCÍNIO

O adolescente que dorme mal tem prejuízo à sua cognição, atenção e tomada de decisão, por isso aquele que não tem um bom sono durante a noite tem maior dificuldade em solucionar problemas de lógica e matemática, além de cometer erros causados pela desatenção. Quando o adolescente tem um bom aproveitamento do sono, ele tende a sair melhor na escola, tirar notas melhores, prestar mais atenção em suas atividades e ter raciocínio mais rápido quando precisar tomar uma decisão ou algo do tipo.

PREVINE O ENVELHECIMENTO DA PELE

Durante o sono ocorre a produção de melatonina e renovação das células, assim, quando se dorme bem na adolescência a pele fica mais jovem e com melhor aparência com o passar dos anos.

COMO MELHORAR O SONO

Para que o adolescente consiga alcançar estes benefícios e muitos outros durante esta fase, é interessante que ele durma cerca de 8 a 10 horas por noite, para que consiga recuperar toda energia gasta e garantir disposição para o dia seguinte, podendo aumentar a depender da resposta do organismo de cada um. Infelizmente, nem todo adolescente consegue fazer essas horas de sono, tanto pelas alterações biológicas do corpo quanto ao estilo de vida, pois muitos têm tarefas durante o dia todo e acaba sobrando pouco tempo para descansar e dormir.

Mas, o sono na adolescência é algo de muita importância e, para garantir que nessa fase tenha o máximo de aproveitamento do sono, aqui vão algumas dicas para melhorar a rotina para dormir e conseguir alcançar diversos benefícios para o organismo.

  • Criar uma rotina de horário para dormir e acordar, evitando variações aos fins de semana;
  • Usar a cama para dormir, evitar assistir televisão, jogar videogame, mexer no computador (ou outros aparelhos eletrônicos) na cama;
  • Ter um ambiente adequado para dormir, que seja limpo, escuro, confortável, sem barulhos, agradável ao sono;
  • Jantar de forma moderada e, de preferência, bem antes de ir deitar;
  • Evitar dormir durante o dia;
  • Realizar atividades que relaxe o corpo próximo a hora de dormir;
  • Ser ativo fisicamente e mentalmente;
  • Não fazer uso de café, álcool, alguns chás, refrigerantes, energéticos e bebidas estimulantes, próximo ao horário de dormir.

Essas foram algumas dicas para que o sono na adolescência seja bem aproveitado e possa deixar o adolescente ainda mais disposto e ativo para o dia seguinte.

Cuidar do sono é ideal em todas as fases da vida, pois além da alimentação e atividade física, o sono é essencial para formar o pilar da boa saúde e garantir uma melhora ao organismo de cada um.

Lembrando que se o adolescente apresentar problemas como falta ou excesso de sono frequente é importante procurar um médico especialista para verificar a saúde do sono do adolescente e cuidar da melhor forma.

10/10/2018|Categories: Curiosidades|


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