Início>Densidade do colchão

Densidade do colchão

Densidade do colchão

Dormir bem fortalece o sistema imunológico e nos deixa livre de doenças. No entanto, o local em que repousamos o corpo deve ser adequado a nossa estatura e biotipo. Caso contrário, a noite de sono pode virar um verdadeiro pesadelo. Nesse sentido, conhecer as densidades de colchão é essencial para adquirir um produto de qualidade.

Muita gente acredita que quanto maior a densidade, mais duro será o colchão. Saiba que essa informação não é verdadeira e, portanto, você não deve guiar a sua escolha por esse pensamento.

Neste artigo você vai entender melhor o que significa densidade do colchão e porque é tão importante reparar nos códigos D28, D33 e outros.

O QUE É A DENSIDADE DO COLCHÃO

Estabelecida pelas normas ABNT e Inmetro, a densidade do colchão é um termo técnico que se refere a quantidade de matéria-prima utilizada por metro cúbico. Por exemplo, um colchão com densidade 33 (D33) precisou de 33 quilos de espuma por m³.

Quanto mais espuma utilizada na confecção do produto, maior será o peso que ele suportará. Assim, a densidade está estritamente ligada ao biotipo e a estatura do usuário.

Isso não quer dizer, porém, que um colchão D33 suporta apenas uma pessoa de 33 quilos. Lembre-se de que essa quantidade se refere apenas a um metro cúbico de espuma. A verdade é que um produto com essa densidade pode ser usado por um usuário com peso que varia de 71 a 120, dependendo de sua altura.

A altura é importante porque a densidade do colchão é calculada levando em consideração um indivíduo deitado. Assim, o peso é distribuído em diversos pontos. Por essa razão, uma pessoa que mede 1,60 e pesa 80 quilos necessita da mesma densidade que um indivíduo com peso de 100 e mais de 1,90 de altura.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DENSIDADES DE COLCHÃO

Agora que você já entendeu como é feito o cálculo da densidade do colchão, chegou a hora de conhecer os tipos existentes. Há oito números que você deve ficar atento:

D18 E D20

* recém-nascidos de até 15 quilos.

D23

* pessoas de até 50 quilos e até 1,70 de altura;

* pessoas de 51 a 60 quilos entre 1,71 e 1,80 de altura.

D26

* pessoas 51 a 60 quilos de até 1,70 de altura;

* pessoas de 61 a 70 quilos entre 1,51 a 1,90 de altura.

D28

* pessoas de 51 a 60 quilos de até 1,50 de altura;

* pessoas de 71 a 80 quilos entre 1,61 a 1,90 de altura;

* pessoas de 81 a 90 quilos acima de 1,90 de altura.

D33

* pessoas de 71 a 80 quilos entre 1,51 a 1,60 de altura;

* pessoas de 81 a 90 quilos entre 1,61 a 1,80 de altura;

* pessoas de 91 a 100 quilos a partir de 1,81 e acima 1,90 de altura;

* pessoas de 101 a 120 quilos acima de 1,90 de altura.

D40

* pessoas de 91 a 100 quilos entre 1,61 e 1,80 de altura;

* pessoas de 101 a 120 quilos entre 1,71 e 1,90 de altura;

* pessoas de 121 a 150 quilos acima de 1,90 de altura.

D45

* pessoas de 101 a 120 quilos entre 1,61 e 1,70 de altura;

* pessoas de 121 a 150 quilos entre 1,71 e 1,90 de altura.

Aqui, vale destacar que as espumas de uma mesma densidade não são todas iguais. Isso porque uma única fabricante pode utilizar tecnologias diferentes em diversos colchões D28, por exemplo. Portanto, é preciso ficar atento ao material utilizado.

É importante que você nunca adquira um modelo com o número menor do que é necessário, pois caso faça isso, você poderá comprometer a sua musculatura, provocando dores nas costas, no pescoço e muitos outros problemas de saúde.

No caso de duas pessoas que dormem juntas, a densidade deve ser escolhida levando em consideração o que tem mais peso. Dessa forma, ambos ficarão confortáveis durante o sono.

Colchões de mola

Até agora você aprendeu a identificar a densidade correta para os colchões de espuma. Os fabricados com mola, por sua vez, possuem regrinhas um pouco diferentes. Aqui, o que vai definir o peso e a altura limite para o produto é o tipo de mola que foi usado na confecção. Veja:

* molas bonnell: de 1 a 90 quilos;

* molas TriPower – o novo bonnell: de 1 a 90 quilos;

* molas ensacadas individualmente: de 1 a 90 quilos;

* superlastic: de 1 a 100 quilos;

* LFK: de 1 a 140 quilos;

Como vocês viram, uma mesma mola pode suportar a mesma quantidade de peso. Cabe ao usuário, portanto, definir o modelo ideal de acordo com as suas necessidades.

O tipo ensacado individualmente, por exemplo, é mais recomendado para casais. Isso porque a forma como o colchão é fabricado não permite as molas encostem entre si. Dessa forma, a cama não “balança” quando um usuário muda de lado ou se mexe durante a noite, fator que garante a qualidade do sono de ambos os cônjuges.

Por isso, o ideal é pesquisar bastante as funcionalidades que cada tipo de colchão oferece antes de fechar uma compra. Além disso, é sempre recomendado prestar atenção na qualidade da espuma acima dos produtos de mola. Se possível, prefira os modelos com uma camada extra do material, já que eles tendem a ser mais confortáveis.

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO COLCHÃO

O primeiro passo para garantir um colchão com longa vida útil é escolher a densidade adequada para você. Além disso, é preciso adquirir um modelo de qualidade que atenda às suas necessidades pessoais. Feito isso, basta tomar alguns cuidados. Veja os principais:

* Não exponha o seu colchão ao sol

* Evite derramar líquidos na superfície

* Troque suas roupas de cama com frequência

* Mude o colchão de lugar

* fique de olho na data limite para trocar o seu colchão, geralmente 5 anos

* compre uma cama que fique, no mínimo, a 30 centímetros do chão. Dessa forma, você garante uma ventilação adequada ao produto;

* confira a largura e a altura do colchão antes de comprá-lo.

Como vocês viram, escolher a densidade adequada, assim como o modelo do colchão, é essencial para garantir noites de sono tranquilas e agradáveis. Além disso, é importante cuidar bem do seu produto a fim de assegurar uma excelente durabilidade.

Portanto, se você acorda cansado, com dores ou indisposto está na hora de rever o local onde você dorme. É bem provável que a causa dos problemas esteja mais perto do que imagina.

COLCHÕES DE QUALIDADE

Agora que você já sabe tudo sobre densidades de colchão, confira os modelos de colchões da Sono Quality e tenha bons sonhos!

A Sono Quality é a melhor empresa no segmento de colchões do país, sendo líder em fabricação e comercialização deste segmento, superando as exigências e expectativas do mercado de colchões no Brasil. Com matéria prima de qualidade e produtos sustentáveis, a empresa tem como objetivo promover a qualidade de vida e conscientizar a população sobre a importância da qualidade do sono e o quanto cuidar desse momento pode trazer benefícios para o seu dia a dia.

Para uma melhor qualidade de vida e uma noite de sono perfeita, venha conhecer a Sono Quality e todos os seus produtos de altíssima qualidade e tecnologia. Você não vai se arrepender e finalmente seu sono terá a importância que merece.

Pode confiar, a Sono Quality cuida de você como ninguém!

09/10/2018|